Participe da pesquisa da Fisenge para a campanha salarial 2016 do Setor Elétrico Federal

07.MAR.2016

Engenheiros da Eletrobras e empresas subsidiárias do país podem participar da pesquisa lançada pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) sobre o setor elétrico federal. De acordo com o diretor de negociação coletiva da Federação, Ulisses Kaniak, o objetivo é aferir as questões específicas relacionadas aos profissionais de engenharia para subsidiar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.

"Hoje, o setor elétrico federal público tem sofrido uma série de ataques, desde ameaças às privatizações até a precarização das relações de trabalho. Os engenheiros têm seus direitos desrespeitados no cumprimento do Salário Mínimo Profissional, no pagamento de PLR, adicional de periculosidade, entre outros", afirmou Ulisses.
“Hoje, o setor elétrico federal público tem sofrido uma série de ataques, desde ameaças às privatizações até a precarização das relações de trabalho. Os engenheiros têm seus direitos desrespeitados no cumprimento do Salário Mínimo Profissional, no pagamento de PLR, adicional de periculosidade, entre outros”, afirmou Ulisses.

A pesquisa, no entanto, vai além, e também pretende avaliar as impressões da engenharia frente ao desmonte do setor elétrico público, que impacta diretamente nas condições de trabalho e na geração de empregos da categoria.

“Para além das questões salariais, queremos saber a opinião da categoria sobre as privatizações e também envolver os engenheiros e as engenheiras na formulação de cláusulas sociais fundamentais para o bem-estar do profissional, como o combate ao assédio moral e a ampliação da licença-paternidade”, disse Ulisses.

A elaboração da pesquisa contou com a contribuição da técnica da subseção Senge-RJ do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese), Cristiane Garrido, e representantes de sindicatos filiados à Fisenge.
A pesquisa estará disponível para resposta até dia o próximo sábado (12). Os dados tabulados irão subsidiar os representantes da Fisenge que participarão do Seminário de Planejamento de Campanha do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), que será realizado em Manaus (AM), de 16 a 18 deste mês.