Projeto de lei autoriza BNDES a retomar obras e serviços de engenharia de empresas brasileiras no exterior

Medida amplia investimentos para além da construção civil, atingindo áreas de engenharia e software e produção de máquinas e equipamentos

04.DEZ.2023

O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que autoriza o BNDES a retomar o financiamento de obras e serviços de engenharia de empresas brasileiras no exterior. Esta política foi interrompida durante a Operação Lava Jato em 2016.

O país tem os principais contratos em 15 outras nacionalidads na América Central, do Sul e África. A ideia agora é “permitir mais competitividade e mercado aos empresários nacionais, na esteira do que já é feito de forma corriqueira em mais de 90 países, entre eles Estados Unidos, Suécia, Canadá e China”.

Para o engenheiro e presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE), Roberto Freire, “a engenharia nacional foi devastada por uma operação política que favoreceu o mercado internacional, destruiu o Brasil e acabou com os nossos empregos. A engenharia tem que ser protagonista na retomada do desenvolvimento social e econômico do país e estamos confiantes nos próximos cenários”, afirmou.

Outro ponto da nova medida prevê a ampliação do escopo de investimentos para além da construção civil, atingindo áreas de engenharia e software e produção de máquinas e equipamentos

De acordo com recomendação do Tribunal de Contas da União, o governo vetará a participação de países em dívida com o Brasil.

Os atuais contratos podem ser vistos aqui