Proposta da Sanepar é inaceitável, avaliam sindicatos

Entidades querem aumento real, criticam achatamento salarial e observam margem de negociação

05.FEV.2024

Os sindicatos da base da Sanepar devem apresentar no próximo dia 19 de fevereiro a contraproposta com relação ao Acordo Coletivo de Trabalho da empresa para 2024. A minuta apresentada pelos gestores é considerada inaceitável. Ela segrega os funcionários ao limitar o ganho real a apenas 1% da base e dentro de uma faixa de renda, achata salários e não pensa no futuro dos profissionais. A contraproposta prevê a melhoria do cenário econômico do país, o avanço das negociações pelo Brasil e, principalmente, o registro dos lucros da companhia de água e esgoto. A Sanepar apresentou aumento de 44% no terceiro trimestre de 2023 e no próximo dia 8 de fevereiro apresentará os resultados daquele ano.

Para as entidades sindicais, não é possível abrir mão de um ganho real para todos. A Sanepar oferece apenas 1%, limitando esse valor a quem recebe até R$ 3778. Essa proposta discrimina quem recebe acima, parecendo que “não se produziu igualmente para a empresa lucrar”. Além disso, na avaliação do DIEESE Paraná, se aprovado, o ACT promoveria um achatamento dos profissionais. O valor e o limite contemplaria apenas 50% dos funcionários, estima-se. Mesmo assim, para a outra metade, o ganho real de apenas 1% representaria R$ 37. Valor irrisório para uma empresa que nos últimos quatro anos distribuiu R$ 1,4 bilhão em dividendos.

Sindicatos debatem proposta da Sanepar

A vida com ganho real é melhor

Os sindicatos avaliam que a contraproposta deve levar em consideração o bom cenário econômico do país. O Salário Mínimo Nacional, por exemplo, acaba de entrar em vigor concedendo mais de 3% de ganho real para os brasileiros. Aumento também concedido em âmbito estadual. No Paraná, o governador Ratinho Junior comemorou o reajuste acima da inflação. O Governo do Paraná é o maior acionista da Sanepar. O reajuste médio regional foi de 6% em relação aos valores praticados até então, que variavam entre R$ 1.749,02 e R$ 2.017,02. O novo piso é retroativo a 1º de janeiro de 2024.

“O Paraná tem o maior salário mínimo do Brasil, o que demonstra nosso reconhecimento e valorização aos trabalhadores paranaenses. Nosso Piso Regional atende dezenas de categorias, em especial o setor de serviços, que é o que mais emprega no Estado”, afirmou Ratinho Junior.

Para as entidades, portanto, a mesa de negociação deve partir do princípio de que os funcionários devem ser beneficiados com o resultado do seu trabalho e que tem dado tantos lucros a Sanepar. Qualquer acordo deve partir, dessa maneira, de ganhos reais em todas cláusulas financeiras.