Proposta de ACT do CREA-PR é detalhada à comissão

Data-base da categoria é 1o de abril e conselho garante vigência do ACT

03.ABR.2024

Representantes dos sindicatos estiveram reunidos com a Comissão de Negociação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR) para detalhar a pauta de reivindicações deste ano. O encontro aconteceu na manhã do dia 02 de abril. Foram defendidos as demandas dos funcionários, em especial as cláusulas que tratam do financeiro. Formada no fim de fevereiro, a pauta foi entregue no começo de março, sendo que a data-base da categoria é Primeiro de Abril. A negociação deste ano conta com diretores em início de mandato, uma vez que a nova diretoria tomou posse no começo do ano.

De acordo com Marsengo, do Sindifisc-pr, neste primeiro encontro, a “reunião foi mais no sentido de explicar a sistemática do acordo e o detalhamento da proposta”.

Embora o prazo tenha vencido, o CREA, através de ofício, garantiu a data-base para o mês de abril e a manutenção do atual ACT. Isso significa que independente do mês em que finalizar o acordo, “os pagamentos das verbas negociadas serão retroativas ao mês de abril”.

Um dos encaminhamentos desse encontro é a realização de estudos e cálculos financeiros para uma nova rodada, essa sim “de negociação da proposta, em breve teremos outra reunião com a diretoria do Conselho”, diz Marsengo.

Com relação ao reajuste, a pauta entregue pelos funcionários leva em consideração o bom cenário financeiro do país e o reajuste do salário mínimo de 6,97% ocorrido no começo do ano. Segundo o DIEESE, o reajuste deste ano “representa ganho real de 4,57%, quando se leva em conta a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC/IBGE) para o período de janeiro”.

Ainda segundo o Departamento, essa política “tem impacto positivo sobre os reajustes dos pisos salariais das diversas categorias de trabalhadores e trabalhadoras”. É nesse ponto que se justifica a pedida dos funcionários do CREA-PR.