Sanepar quer mudar PPR e funcionários devem ficar alertas

Assembleias sindicais vão propor cláusula especial com relação às metas

Reservatório da Sanepar no Alto da XV. Foto: Sanepar
24.MAIO.2021

Mesmo com os avanços conseguidos para o PPR deste ano, os sindicatos que compõem a negociação com a Sanepar preveem que, pela perspectiva de atingimento de metas, os trabalhadores poderão perder até 30% do valor deste ano no próximo PPR. Porém, é o trabalhador quem decidirá se aceita isso ou não.

No último dia 19 de maio, as entidades sindicais se reuniram e ficou definida a realização de assembleias a partir do dia 31 de maio para deliberação e definição sobre o PPR. Fique alerta aos próximos informativos com a divulgação do edital e formas de participação na Assembleia.

Avanços da organização sindical

A unificação da luta pelos Sindicatos de trabalhadores das categorias Operacionais, Técnicas e de Profissionais de nível Superior resultaram na retirada das metas do ICC  – Índice de Contrato de Concessões e da Evasão de Receitas II, o que acabou aumentando o valor  de R$ 9.183,09  para R$ 10.514,03, com um ganho de cerca de R$ 1.400,00. Além disso, a inclusão da cláusula que garante o pagamento integral para os trabalhadores afastados por doença.

Entretanto, o coletivo demonstra de forma cautelosa e preocupante a falta de garantias para os PPRs dos próximos anos, visto que a Sanepar garantiu a distribuição igualitária  e o piso de 7,65% de recebimento somente para este ano de 2021.

Riscos no horizonte

Ao analisar a perspectiva de atingimento de metas, mesmo no próximo PPR 2021 – Pagamento 2022, o trabalhador já pode sofrer uma perda de até 30% em relação ao valor deste ano. Isso porque existem metas no acordo que serão muito difíceis de serem atingidas.

O país encontra-se em um cenário de pandemia, sem perspectivas sobre o futuro. Assinar um acordo dessa forma é um grande risco.

É por isso que o Senge-PR e os Sindicatos defendem o piso de 7,65% e que seja incluída no acordo também uma “cláusula de expurgo” que dê a possibilidade de exclusão das metas caso surja uma situação de força maior ou caso fortuito. Ou seja, não previstas ou possíveis de controle, que prejudiquem o trabalhador de alcançar as metas estabelecidas.

É a partir disso que teremos um acordo possível de trazer resultados melhores para os trabalhadores. Esse é o objetivo ou então veremos somente os acionistas com lucros astronômicos.

Muita atenção às letras miúdas

Mais uma vez, o empenho das entidades sindicais pressionou a empresa nas negociações do PPR deste ano, sendo que conseguimos elevar o valor do benefício. No entanto, é importante não ter uma visão imediatista. Reiteramos que o fato de ter um valor considerável agora pode impactar nos valores dos PPRs futuros.

Portanto, as assembleias serão iniciadas a partir do dia 31/05.