Senge é homenageado pelos 80 anos na Assembleia Legislativa do Paraná

Senge Paraná
06.ABR.2015

Nesta segunda-feira (6), dia em que o Senge completa oito décadas de luta em defesa dos profissionais de engenharia e da sociedade, o sindicato foi homenageado durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na sessão, Rasca, que presidiu a entidade durante o ano de 2002, ressaltou a atuação recente do Sindicato nos últimos 30 anos após a redemocratização do país e com a alteração do direcionamento político do Sindicato, que passou a intensificar a sua atuação na luta em defesa dos engenheiros trabalhadores e da sociedade paranaense.

O ex-sindicalista do setor bancário e grande aliado do Senge nas questões sindicais e dos trabalhadores no parlamento, o deputado Tadeu Veneri também prestou homenagens ao Sindicato dos Engenheiros. “O Senge tem sido um arauto da democracia no Estado e um baluarte nesses 80 anos em todas as questões que defendemos. Parabéns ao Senge pelos 80 anos”.

O presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt, os diretores Marcos Andersen e Clodomiro Onésimo da Silva e o conselheiro Consultivo, Orlando Lisboa recebem a homenagem da Alep pelos 80 anos do Senge-PR.
O presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt, os diretores Marcos Andersen e Clodomiro Onésimo da Silva e o conselheiro Consultivo, Orlando Lisboa recebem a homenagem da Alep pelos 80 anos do Senge-PR. Foto Pedro de Oliveira/Alep

O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, ao homenagear o Senge pelo seu aniversário e reconhecer na entidade a representação de todos os profissionais de engenharia do Paraná, que atuam fortemente no desenvolvimento do Estado, entregou ao presidente do Senge, Carlos Roberto Bittencourt, o certificado de menção honrosa pelos 80 anos do sindicato.

homenagem_alep_rasca_site
Deputado Rasca Rodrigues, ex-presidente do Senge-PR, foi o propositor da homenagem pelos 80 anos do sindicato. Foto: Pedro de Oliveira/Alep

 

Em uso da palavra no grande expediente, Bittencourt agradeceu a homenagem da Alep ao Senge, proposta pelos deputados Rasca Rodrigues e Professor Lemos, e fez um apelo aos deputados pela necessidade da valorização dos profissionais que atuam no quadro público, bem como pela reestruturação do setor de engenharia no Estado.

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, entregou ao presidente do sindicato, Carlos Roberto Bittencourt,  menção honrosa ao Senge-PR pelos 80 anos da entidade.
O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, entregou ao presidente do sindicato, Carlos Roberto Bittencourt, menção honrosa ao Senge-PR pelos 80 anos da entidade. Foto Pedro de Oliveira/Alep

“A engenharia faz parte da vida de todos nós e acompanha o desenvolvimento das nossas cidades, do nosso Estado e do nosso País. Por isso, é muito importante ter os quadros públicos preparados e capacitados a atender às demandas da população. No quadro geral do Estado, por exemplo, há hoje pouco mais de mil engenheiros. Muitos desses servidores públicos estão em fase de aposentadoria e outros tantos com salários extremamente defasados, principalmente aqueles em início de carreira. Digo isso, excelentíssimos deputados, porque o esvaziamento dos quadros técnicos deixa uma lacuna perigosa em áreas estratégicas do setor público”.

Confira abaixo a íntegra do discurso do presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt, durante a sessão da Alep nesta segunda-feira (6).

 

 

Boa tarde às excelentíssimas senhoras deputadas, senhores deputados e demais presentes a esta sessão,

 

Esta homenagem prestada ao Senge Paraná, neste 6 de abril de 2015, data em que o Sindicato dos Engenheiros completa 80 anos de fundação, se estende a todos os profissionais de engenharia representados por nossa entidade.

É um ato de valorização de cada um dos engenheiros e engenheiras que atua em solo paranaense, especialmente, aqueles que são filiados ao sindicato, aqueles que sabem da importância de apoiar quem trabalha pela valorização da carreira e pelo bem da profissão da qual fazem parte.

Agradeço ao excelentíssimo deputado Rasca Rodrigues, engenheiro agrônomo, colega de faculdade, e ex-presidente do Senge, e aos demais deputados pela importante reverência que presta ao nosso sindicato neste momento.

Além do deputado Rasca, aqui nesta Casa de Leis temos outros quatro parlamentares com formação em engenharia nas áreas de Civil, os deputados Schiavinatto e Péricles de Mello; Mecânica, deputado Scanavaca e Agronomia, deputado Márcio Nunes a quem presto minhas saudações sindicais.

O Senge Paraná é o quarto sindicato de engenheiros mais antigo do Brasil, atrás apenas do Senge Rio de Janeiro, fundado em 1931; do sindicato de São Paulo, de 1934 e do Senge Pernambuco, de fevereiro de 1935.

São oito décadas de trabalho desta entidade que se é referência para os profissionais que representa e a seus associados e também a toda a sociedade paranaense.

A engenharia faz parte da vida de todos nós e acompanha o desenvolvimento das nossas cidades, do nosso Estado e do nosso País. Por isso, é muito importante ter os quadros públicos preparados e capacitados a atender às demandas da população.

No quadro geral do Estado, por exemplo, há hoje pouco mais de mil engenheiros. Muitos desses servidores públicos estão em fase de aposentadoria e outros tantos com salários extremamente defasados, principalmente aqueles em início de carreira.

Digo isso, excelentíssimos deputados, porque o esvaziamento dos quadros técnicos deixa uma lacuna perigosa em áreas estratégicas do setor público. Na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e em órgãos de suporte, como o IAP, por exemplo, não é feito concurso público há mais de 25 anos. E no Emater e Adapar foram feitos concursos no primeiro semestre de 2014, os aprovados fizeram os exames médicos em outubro passado e até agora não foram chamados.

É importante lembrar que a qualidade das obras públicas e o zelo com serviços essenciais são garantias que o governo eleito tem que dar à população. Pela sua importância, são tarefas que têm que ser exercidas por servidores do quadro próprio, que não podem ser terceirizadas ou repassadas a quem só tem compromisso com o lucro.

O Senge está atento a essa questão, assim como às reivindicações dos engenheiros do Estado em todas as áreas de atuação. Cumprimos o papel principal do sindicato acompanhando de perto inúmeras negociações e acordos coletivos de trabalho.

Estamos ao lado dos trabalhadores nas discussões pela valorização da carreira dos profissionais de engenharia da Copel, da Sanepar, da Cohapar, Emater, do Iapar, da Compagás e também de empresas municipais como Cohab e Urbs, em Curitiba, e Itaipu na esfera federal.

A defesa dos direitos dos profissionais de engenharia, de agronomia e de geociências é missão do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná, assim como é nossa missão defender o interesse público.

O Sindicato dos Engenheiros do Paraná é apartidário, mas não apolítico. O Senge tem posição, senhoras e senhores deputados. Nosso sindicato está ao lado dos engenheiros que representa e da sociedade paranaense e brasileira.

Recentemente, Vossas Excelências receberam ofício do Senge contra o pacotaço do governo e em defesa dos servidores públicos, correspondência que também enviamos ao governador, à vice-governadora e a todos os secretários de estado manifestando a posição do sindicato.

Da mesma forma, o Senge sempre esteve ao lado dos trabalhadores e da população paranaense em lutas memoráveis, como como pelas Eleições Diretas e também contra a venda da Copel e a onda privatista que assolou o Paraná e o Brasil.

A trajetória do nosso Sindicato dos Engenheiros nesses 80 anos de história é marcada por conquistas que ultrapassaram crises econômicas e políticas. Vencemos os obstáculos e fomos em frente sem perder o rumo do caminho que escolhemos para seguir.

Condenamos qualquer tipo de corrupção. Defendemos a punição aos corruptos e corruptores e a transparência nos atos das três esferas de governo, dos parlamentos e também dos Tribunais.

Somos intransigentes na defesa do patrimônio público e da soberania nacional.

E estamos alertas a manifestações de oportunistas que se aproveitam de um momento político para pregar o retrocesso e até mesmo a insanidade da volta do Regime Militar.

A democracia é uma conquista de todo o povo brasileiro. O direito à livre manifestação que temos hoje se deve a uma luta histórica vencida com sofrimento e ao custo de muitas vidas.

Por isso, senhoras e senhores deputados, a manutenção da liberdade de expressão do povo brasileiro é tarefa de todos nós, pela memória daqueles que se foram e pelo futuro dos nossos descendentes.

Nosso sindicato é um fórum permanente do debate amplo e democrático, como já fizemos para a apresentação de propostas de candidatos a prefeito e ao governo do Estado.

É no bom caminho seguimos, tendo os profissionais de engenharia como a nossa causa e o bem público e o bem-estar da sociedade paranaense como nossos compromissos.

Hoje é mais um dia de aprendizado nesta longa caminhada do Senge, porque nossa história é o alicerce que nos lança ao futuro.

Muito obrigado

Voltar a Notícias