Senge Jovem debate regularização fundiária com moradores da comunidade do Ribeirão dos Padilhas, em Curitiba

Senge Paraná
28.SET.2015

As principais reivindicações relacionados a regularização fundiária da comunidade do Ribeirão dos Padilhas foi tema de reunião entre lideranças e representantes dos moradores da região, no bairro Xaxim, em Curitiba, e integrantes do Senge Jovem, do Instituto Democracia Popular (IDP) e do do Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular da UFPR (Majup) no último sábado (26).

Encontro marcou aproximação do Senge Jovem e demais entidades com os moradores da comunidade do Ribeirão dos Padilhas
Encontro marcou aproximação do Senge Jovem e demais entidades com os moradores da comunidade do Ribeirão dos Padilhas

O encontro integra o calendário de ações das entidades junto ao projeto de extensão universitária socioambiental que envolve comunidades carentes e moradores de áreas de ocupação na capital paranaense. O projeto é parte do convênio firmado entre o Senge Jovem e o Instituto Democracia Popular (IDP), que já desenvolve ações sociais na comunidade e busca propor a aproximação dos estudantes de engenharia à comunidade, auxiliando os estudantes na vivência em projetos de engenharia de cunho social, bem como realização de ações socioeducativas e de projetos que promovam o desenvolvimento social junto ás comunidades carentes.

Durante a reunião, as lideranças da comunidade puderam apresentar os principais problemas identificados pela comunidade na região
Durante a reunião, as lideranças da comunidade puderam apresentar os principais problemas identificados pela comunidade na região

De acordo com o coordenador do Senge Jovem, o engenheiro civil Cicero Martins Júnior, a reunião com as lideranças da comunidade foi proveitosa para reunir subsídios para o documento que reunirá as principais questões da regularização habitacional.

“A reunião é continuidade da etapa inicial do convênio firmado entre o Senge, o IDP para desenvolvimento de ações sociais na comunidade, e nos ajudou na identificação e levantamento dos principais problemas sentidos pelos moradores. Essas informações nos auxiliará na elaboração de documento sobre a regularização fundiária da ocupação da comunidade do Ribeirão dos Padilhas, e de maneira mais geral também sobre as muitas ocupações consolidadas com esse perfil que temos em Curitiba”.

A comunidade do Ribeirão dos Padilhas foi formada na década de 1980 às margens do rio homônimo no bairro Xaxim, em Curitiba, e há mais de 30 anos seus moradores lutam pela regularização e contra a remoção das áreas ocupadas.

Voltar a Notícias