SENGE NA REDE | ENCHENTES

Conheça soluções para evitar alagamentos em cidades

Comunicação
17.OUT.2023

Fora de hora, fora de propósito. Previsível ou imprevisível. Fenômenos naturais como El Niño e o aquecimento global tem provocado temporadas de chuva no sul do país e tragédias. Muitas delas poderiam ser evitadas se os investimentos necessários tivessem sido feitos. Outros problemas como enchentes podem sim ser evitados a partir do conhecimento e da aplicação da engenharia. É o que a gente mostra neste 𝙎𝙀𝙉𝙂𝙀 𝙉𝘼 𝙍𝙀𝘿𝙀 | 𝙀𝙉𝘾𝙃𝙀𝙉𝙏𝙀𝙎 que ainda apresenta 7 soluções de prevenção.

Diariamente a Defesa Civil e especialistas têm alertado para o risco de temporais. De acordo com o Simepar, com El Niño, a primavera será quente e chuvosa no Paraná. “O aumento da temperatura média e da umidade do ar gera condições propícias a chuvas. O cenário indica que serão frequentes chuvas volumosas e queda de granizo, associadas a ventanias, rajadas de ventos, raios e trovoadas, com risco de alagamentos, enxurradas e escorregamento de massa”.

Se as chuvas são inevitáveis, como minimizar seus danos? Recentemente, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, chamou atenção para inundações no Parque Barigui que evitam alagamento de casas e bairros. “Feitos para alagar, nossos Parques funcionam de maneira sustentável quais “Bacias de Acumulação. Genial solução de engenharia Curitibana. Grande Nicolau Kluppel! Sua solução contra cheias é exemplo pro Brasil”!

VEJA A POSTAGEM: https://www.instagram.com/p/CyZha_dsl2F/

A capital faz ações constantes de macrodrenagem para prevenir alagamentos. Isso acontece dentro do 𝙋𝙧𝙤𝙜𝙧𝙖𝙢𝙖 𝘾𝙪𝙧𝙞𝙩𝙞𝙗𝙖 𝘾𝙤𝙣𝙩𝙧𝙖 𝘾𝙝𝙚𝙞𝙖𝙨, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), por meio do Departamento de Pontes e Drenagem, Curitiba amplia a capacidade de escoamento das águas pluviais com serviços, obras e manutenções de macrodrenagem por toda a cidade.

E não é preciso inventar a roda para prevenir ou reduzir os impactos. Conheça a seguir 7 soluções de engenharia.

  1. Projetos de macrodrenagem
  2. Desassoreamento dos rios
  3. Aumento de área verde
  4. Pavimentos permeáveis
  5. Reservatórios ou caixas de retenção
  6. Captação e aproveitamento de água de chuva
  7. Praças inundáveis (Water Squares)

PRA SABER MAIS

Voltar a Notícias