SENGE NA REDE | ENERGIAS RENOVÁVEIS

Veja quem consome mais energia no país

Comunicação
27.SET.2023

Cerca de 250 organizações pelo mundo divulgaram que querem triplicar a capacidade de energia renovável até 2030. Assinam um documento com o compromisso empresas como Global Renewables Alliance, IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), The Nature Conservancy, o Climate Group, American Clean Power, RE100, REN21 e empresas como Amazon, Apple, Google e Unilever. O texto deve ser apresentado na COP28.

São energias renováveis:Eólica ‘offshore’, Hidrogênio verde, Eólica onshore, Energia solar fotovoltaica e Energia hidrelétrica, entre outros.

COMO O BRASIL GERA ENERGIA | A fonte hidráulica (composta por UHE, PCH e CGH) gerou 55,3% da energia elétrica em 2021. Os outros 44,7% foram gerados por gás natural (13,2%), Eólica (11%), BIomassa (7,9%), nuclear (2,2%), solar (2,6 %) e carvão (2,7%).

MAIORES CONSUMIDORES DE ENERGIA | De acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica de 2022, o setor industrial segue sendo o maior consumidor, com quase 36,3% do total, seguido do setor residencial, com cerca de 30,1%. 

O top 5 tem: Indústria de automóveis, Rede Hospitalar, Shopping centers, Construção Civil e Metalúrgicas.

::. CONFIRA O ANUÁRIO DA ENERGIA ELÉTRICA 2022 |  https://x.gd/52hlv

O ASSUNTO É HORÁRIO DE VERÃO |  Quando o assunto é economia de energia, o horário de verão entra em pauta. O presidente do Senge-PR, engenheiro eletricista Leandro Grassmann discutiu o assunto. Para ele, o horário de pico não é mais no fim do dia, mas perto das 15 horas. 

O especialista defende que é preciso rever a questão do fornecimento de energia e o custo das tarifas. “Estamos tomando decisões no período errado. O consumo maior é no meio da tarde, mas estamos tentando soluções para um momento posterior e os dados mostram que não há economia de energia”, destacou Grassmann.

Entenda no vídeo do QUARTA SINDICAL

Voltar a Notícias