SENGE NA REDE | Inteligência Artificial e a engenharia

Da fiscalização aos projetos de inovação, a IA veio pra ficar

Comunicação
15.AGO.2023

O novo normal é falar de Inteligência Artificial. E se a IA está presente no cotidiano, na engenharia já virou ferramenta de trabalho. O assunto esteve presente durante a 78a  SOEA, que ocorreu em Gramado (RS). Ela é um instrumento que pode ser utilizado em Anotação de Responsabilidade Técnica, como conta o gerente da Regional do CREA-PR de Pato Branco, Eng. Civ. Diogo Artur Colella.

“Desenvolvemos um sistema que faz a análise das ARTs no seu registro. Nós recebemos ARTs em um grande volume e implantamos este primeiro crivo logo na entrada. Agora conseguimos fazer, por meio da Inteligência Artificial, um processo similar a uma análise genética, que compara quais os indícios desta ART que está entrando são similares a alguma que já apresenta alguma irregularidade. Assim, otimizamos tempo e trazemos mais agilidade ao processo de entrega destas análises à fiscalização, beneficiando também os profissionais com a rapidez nas devolutivas”, explica o gerente da Regional Pato Branco.

Já o Engenharia360 analisou o ChatGPT na engenharia civil. Segundo o site, “setores como de projetos, modelagem e simulação de estruturas complexas. Ao usar sistemas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, modelos virtuais detalhados de edifícios, pontes e outras estruturas podem ser criados com mais rapidez e precisão do que os métodos tradicionais.

FORMAÇÃO | E você sabia que já tem até pós-graduação em engenharia da Inteligência Artificial? Um curso orienta o estudante para que a tecnologia seja empregada corretamente. Um dos focos é estudar e analisar o conjunto de dados para criar projetos consistentes de BI e Big Data.

SAIBA MAIS: 

Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR. Não se esqueça de salvar o número na sua agenda e informar seu nome e se você é nosso sócio na mensagem!
Voltar a Notícias