SENGE PARTICIPA DE ENCONTRO SINDICAL PARA DISCUTIR O SINDICALISMO NO SERVIÇO PÚBLICO

Engenheiro agrônomo e secretário do Senge-PR, Carlos Bittencourt conduziu diálogo sobre desafios e oportunidades da representação sindical

19.JUL.2023

Na última terça-feira (18/07), representantes sindicais se reuniram para um diálogo virtual acerca da importância Sindical, a construção de mecanismos de organização dos trabalhadores de diferentes setores e novas estratégias para alcançar trabalhadores do funcionalismo público. O evento, de cunho formativo, teve como primeiro convidado do ciclo de encontros o Engenheiro agrônomo Carlos Bittencourt, atualmente diretor-secretário do Sindicato de Engenheiros do Paraná (SENGE-PR).

Entre os temas abordados por Bittencourt,   foram discutidos a importância de uma comunicação estratégica e bem consolidada junto às bases sindicais, o papel dos sindicatos nas negociações trabalhistas e a importância de uma atuação conjunta entre entidades de representação sindical. Também foram apresentadas as diferentes formas de representações sindicais: celetistas, majoritários, estatutários, diferenciados e patronais.  O conceito de Acordo Coletivo de Trabalho e de Convenção Coletiva de Trabalho e sua importância para os trabalhadores.  O conceito de Data Base e sua relação com as negociações trabalhistas.

Durante a atividade, os participantes fizeram uma análise da postura do Governo Ratinho em relação às demandas dos trabalhadores, com destaque para os baixos percentuais oferecidos nas negociações. Para que houvesse maior compreensão do panorama atual, uma contextualização da luta sindical foi relaizada contemplando desde a Constituição de 1988, que houve uma maior liberdade sindical a partir das Centrais Sindicais. A transformação das Associações de Servidores em Sindicato dos Servidores e as Negociações Coletivas dos Servidores Públicos. Em 2017 o cenário, uma alteração do cenário foi provocada pelas gestões de Michel Temer (PMDB) e na sequência, de Jair Messias Bolsonaro (PL).   O organizar da ação, Tiago (inserir profissão e função no Senge) e inserir frase citação.

Para finalizar, foram apresentadas reflexões sobre os desafios enfrentados pelo Senge-PR e pelos demais sindicatos, além da Perspectivas para futuras negociações e ações do sindicato em prol da categoria de trabalhadores. A atividade tem previsão para próximos encontros, com data ainda a ser agendada pela organização. Acompanhe nossos canais de comunicação e não deixe de participar da próxima ação