Senge participa de seminário nacional sobre política energética em Florianópolis

18.AGO.2014

Na próxima quarta e quinta-feira, dias 20 e 21 de agosto, a Plataforma Operária e Camponesa para a Energia, com apoio do Senge, movimentos sociais e outras entidades de classe, realizarão o Seminário Regional Sul de Política Energética. O evento, com entrada gratuita, será em Florianópolis, no Hotel Cambirela, com transmissão ao vivo pelo portal http://desacato.info .

Um dos objetivos do evento é intensificar o debate sobre a política energética nacional, com destaque ao tema do petróleo e da energia elétrica, orientada pela seguinte questão: “o que são nossas propostas para os próximos anos?”. Este será o segundo seminário sobre o tema realizado pela Plataforma neste ano. O primeiro, foi em maio, em Belo Horizonte.

Defensor do controle estatal e social de todos os recursos energéticos, e sobretudo da bandeira “água e energia não são mercadoria”, o Senge-PR, junto à Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge), participa ativamente da Plataforma.

Criada em 2010, a Plataforma Camponesa foi fundada por trabalhadores do setor da energia (petroleiros, eletricitários e engenheiros), e atua nas discussões sobre o atual modelo energético, com vistas a propor a construção de um projeto energético popular, que promova a soberania dos países latino-americanos e que atendas demandas e necessidades de todos os trabalhadores e do povo, promovendo uma sociedade mais igualitária.

O Senge-PR será representado no evento pelo engenheiro eletricista e conselheiro da entidade, Antonio Cezar Quevedo Goulart

Confira abaixo a programação do Seminário:

PROGRAMAÇÃO – SEMINÁRIO SUL DE POLÍTICA ENERGÉTICA
Quarta-Feira: 20 de agosto.
09:00 – 10:30 horas Abertura – ato político: Plataforma, Itaipu, Eletrosul, PR, SC e RS
10:30 – 12:30hs Mesa 1Geopolítica da energia e as disputas sobre o petróleo e eletricidade 1- Igor Fuser: UFABC2- Gabriel Portillo – Uruguai
14:00 – 18:00hs

Mesa temática 2Atualidade e perspectivas da indústria energética no Brasil (eletricidade e petróleo) e a situação no nordeste brasileiro.1-Gilberto Cervinski – MAB2- Daniel Passos – Dieese3- FUP