SENGE PLAY: A geopolítica energética

Série mostra o que está em jogo no setor elétrico brasileiro

Foto: Assessoria Alep
Comunicação
23.FEV.2023

A questão energética é central para debater o desenvolvimento do Brasil e a sua soberania. E a discussão não se restringe ao território nacional. Ela se expande à estratégia de muitos países e até tem influência da Guerra na Ucrânia. Essa é a avaliação do engenheiro eletricista Sérgio Inácio Gomes, em seu canal, no Youtube.

Segundo ele, é necessário fazer alertas para um mundo em conflito e a geopolítica energética e como ela orienta as privatizações do setor elétrico brasileiro. Por que a guerra da Ucrânia impactou na reestatização dos setores energéticos dos países europeus. 

“O setor elétrico é uma das áreas da geopolítica energética. Uma dessas questões é a iluminação”, diz. Neste primeiro vídeo, Inácio explica como a Europa, EUA e outros países se organizam e campanhas de espionagem e sabotagem.

No segundo vídeo, o engenheiro aborda a questão energética na Europa e sua ligação com a Rússia. Para ele, a guerra é entre a Rússia e os EUA. A perspectiva é fundamental em um momento em que o presidente norte americano visitou Kiev e que Putin não pretende recuar de sua atuação na Ucrânia. 

No terceiro vídeo da série,  é demonstrada a importância do gás natural para os EUA e para a Europa e porque o seu suprimento é o motivo da guerra da Ucrânia. Sérgio Inácio aborda a matriz energética do mundo, em especial a demanda por gás natural.

Voltar a Notícias