Senge-PR critica proposta da Sanepar durante live

Sindicatos estão realizando assembleias para avaliar encaminhamentos

Presidente da Sanepar recebe prêmio de qualidade enquanto data-base da categoria está vencida. Foto: Sanepar
Comunicação
17.ABR.2024

Está no site da empresa: “Sanepar é a melhor do mundo em ações para a universalização sustentável do saneamento”. O que a reportagem não conta é que a companhia vive um impasse relativo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2024, cuja data-base é 1o de março. A terceira proposta encaminhada aos funcionários cria categorias de salários e restringe o pagamento de ganho real a um determinado valor. Essa proposta deixa de fora toda a categoria da engenharia. Por isso, em uma live, o Senge-PR informou à base quais são os próximos passos da negociação.

De acordo com o sindicato, a engenharia já havia rejeitado a segunda proposta apresentada pela Sanepar. Em virtude disso, não colocou em votação a terceira proposta que repetia os mesmos artigos. Por outro lado, o Senge-PR aguarda votação das outras entidades com relação ao tema e não descarta a possibilidade de realização de uma nova assembleia da categoria. 

Os sindicatos da base da Sanepar se reuniram para avaliar a proposta da Sanepar. A minuta apresentada prevê um ACT com validade de dois anos. Essa proposta repete os mesmos itens da segunda e já foi rejeitada por 90,9% dos trabalhadores da engenharia. 

Reunião virtual debateu a pauta e encaminhamentos

Na proposta repetida, a Sanepar criou duas faixas com ganho real, deixando de fora a engenharia. O “não”, naquela oportunidade, também se deve ao fato de novamente a Comissão de Negociação não apresentar respostas para a pauta específica. 

De acordo com o presidente do SIQUIM-PR, José Carlos dos Santos, “é importante avaliarmos com muita cautela a proposta da empresa para verificar o que é melhor para os profissionais. É importante que a empresa reconheça e valorize os trabalhadores por todo o esforço e lucro que tem proporcionado à empresa”, diz.

Voltar a Notícias