Senge-PR e Assengea reafirmam parceria em prol dos engenheiros da prefeitura de Curitiba

18.AGO.2017

IMG_5172

O Senge-PR recebeu a visita de integrante da nova diretoria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura Municipal de Curitiba (Assengea) na manhã desta sexta-feira (18). A reunião contou com a participação do presidente do Senge-PR, Carlos Bittencourt, e dos diretores da Assengea Luiz Marcelo Mochenski, Cirus Itiberê da Cunha, Viviane de Jesus e Luiz Alberto Stapassoli, ambos engenheiros civis.

A prefeitura da capital paranaense conta com 320 engenheiros e arquitetos estatutários – cerca de 250 engenheiros e 70 arquitetos –, número pequeno, se comparado ao universo de 32 mil funcionários municipais.

A principal reivindicação dos engenheiros é de apoio ao Senge na defesa do Salário Mínimo Profissional (SMP) e no respeito à categoria. Bittencourt esclareceu a Lei do SMP para a categoria dos engenheiros, aprovada em 1966, foi modificada dois anos depois e vedou a aplicação da medida para estatutários. Por isso a aplicação no valor base não ocorre nas prefeituras. “Com a reforma trabalhista, estudos indicam que a efetivação do piso ficará ainda mais difícil garantir a efetivação do Salário Mínimo Regional, uma vez os acordos de cada empresa vão estar acima da lei”, enfatizou.

IMG_5176-2

Da esquerda para a direita: Luiz Alberto Stapassoli, Viviane de Jesus, Carlos Bittencourt, Luiz Marcelo Mochenski e Cirus Itiberê da Cunha

Para avançar no argumento junto à prefeitura sobre o aumento salarial da categoria, a está desenvolvendo um estudo para identificar a média salarial dos engenheiros estatutários em comparação com os rendimentos da categoria que atua no setor privado. Com o intuito de contribuir com o levantamento dos dados, Bittencourt colocou à disposição da Assengea uma pesquisa sobre o salário dos engenheiros no Paraná. O levantamento está sendo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em fase de conclusão.

Os integrantes da Assengea enalteceram a importância de ampliar o número de engenheiros da prefeitura associados aos Senge, para fortalecer as reivindicações da categoria junto à gestão municipal. As duas entidades atuarão em conjunto para incentivar a adesão de mais engenheiros ao sindicato.