SENGE-PR e União por Moradia Popular unem forças pela redução do déficit habitacional em Curitiba

Diálogo entre diretores do SENGE e líder da União por Moradia destaca importância da engenharia na busca por soluções sociais.

24.ABR.2024

Diretores do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) e liderança da União por Moradia Popular do Estado do Paraná estão unindo esforços em torno da pauta da moradia social. Samir Jorge, Engenheiro Civil e Diretor Adjunto pela Região de Maringá do SENGE-PR, e Maria Cristina Graf, Engenheira Civil e integrante do Coletivo de Mulheres do Senge-PR, dialogaram com Agnaldo Junior, Presidente da União por Moradia Popular do Estado do Paraná, sobre a atuação conjunta em prol de soluções efetivas para o problema habitacional na região. O primeiro encontro teve como enfoque as ações de resposta à urgência de soluções engajadas para enfrentar o déficit habitacional em Curitiba. Durante a reunião, realizada na última terça-feira (23/04), representantes do Senge-PR enfatizaram a relevância da engenharia conectada às pautas sociais na busca por moradia digna para a população vulnerável, que está fora do eixo publicitário da capital paranaense.

Em Curitiba, mais de 90 mil pessoas enfrentam a realidade da falta de moradia digna, conforme apontado pela “Pesquisa de Necessidades Habitacionais do Paraná 2023”, divulgada pela Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR). Nesse contexto, o SENGE-PR ganha destaque não apenas como um sindicato profissional, mas como um agente ativo na defesa dos direitos sociais e na promoção de uma formação humanizada para os jovens engenheiros, agrônomos e geocientistas ao decidir atuar, de forma ativa, na questão.

“Estamos comprometidos em criar projetos inclusivos, especialmente para a juventude. Vamos selecionar casos específicos e fortalecer o movimento, capacitando os jovens engenheiros para construir moradias para aqueles que mais necessitam. A moradia social é um projeto belíssimo e envolve todas as engenherias”, afirmou Samir Jorge, diretor do SENGE-PR.

A colaboração entre o SENGE-PR e a União por Moradia Popular reforça a importância da engenharia engajada com as demandas sociais, buscando soluções concretas para a crise habitacional e promovendo o acesso à moradia digna como um direito fundamental para todos os cidadãos.