Senge-PR lidera iniciativa de diversidade no campo das engenharias

Primeiro sindicato de engenharia no Brasil a promover a iniciativa, Senge-PR avança na elaboração da proposta CREA Diversidade

O Comitê Diversidade do Senge-PR está empenhado em disseminar a temática da diversidade nas diversas entidades de classe e, simultaneamente, se prepara para entregar um documento estruturado ao CREA-PR visando a institucionalização do Comitê Diversidade no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Na última semana de março (26/03), parte dos integrantes do Comitê Diversidade se reuniram para ajustar o documento que delineia o escopo de funcionamento do Comitê Diversidade e Inclusão no CREA-PR. A ideia, já aprovada pela entidade, está agora na fase de formulação de propostas e alternativas. Para insumo, o Comitê pretende apresentar informações e dados para embasar as decisões e o desenho do projeto que regerá o Comitê.

A justificativa para a criação do Comitê Diversidade e Inclusão ao CREA-PR é sustentada, também, por tendências sociais que indicam a necessidade premente de fomentar um ambiente mais inclusivo e equitativo no contexto profissional e social. Pesquisas conduzidas por especialistas da Unesp e da USP, publicadas na revista científica Nature Scientific Reports, revelam que aproximadamente 19 milhões de pessoas se identificam como parte da comunidade LGBTQIA+, as informações também estão amparadas por dados recentes do IBGE.

No Paraná, onde se propõe a criação do Comitê, mais de 80% da população da capital já relatou ter sofrido preconceito devido à sua orientação sexual, evidenciando a urgência de abordar questões de diversidade e inclusão, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Esses dados refletem uma mudança no perfil social e profissional, destacando a importância da diversidade e inclusão englobando diferentes gêneros, etnias, orientações sexuais, idades e experiências. Essa mudança na postura organizacional, ao permitir maior acolhimento às diferenças, passa a ser essencial para criar ambientes de trabalho mais equitativos e consolidar a garantia de direitos trabalhistas em toda a sua amplitude.

A relevância da diversidade e inclusão transcende o âmbito profissional, sendo uma prioridade global evidenciada pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A criação do Comitê Diversidade e Inclusão ao CREA-PR segue alinhada a esses princípios.

O Senge-PR continua desempenhando seu papel fundamental ao pautar questões trabalhistas de forma global, promovendo o debate, instrumentos e políticas que caminham em direção ao bem-estar dos trabalhadores e profissionais das engenharias, agronomias e geociências no Paraná. A participação no Comitê Diversidade é aberta a todos interessados, basta enviar uma mensagem através das redes sociais. Para acompanhar as atividades do grupo, siga o Instagram @diversidade_SengePR.

Voltar a Notícias