Senge-PR retoma negociações da convenção do setor de construção civil

05.SET.2014

O Senge-PR se reuniu nesta quinta-feira (4) com o Sinduscon, sindicato patronal do setor de construção civil, para debater a pauta de reivindicações dos profissionais de engenharia para a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/16.

A pauta de reivindicações foi produzida pelos profissionais de engenharia do setor em assembleia realizada pelo Senge-PR no dia 23 de maio. O documento com os anseios dos engenheiros foi protocolado no Sinduscon, sindicato patronal, em maio deste ano.

As negociações trabalhistas do setor de construção civil atingem, segundo cadastro do Senge-PR, aproximadamente 350 profissionais de engenharia que atuam em empresas como Delta Construções, Thá Empreendimentos, MRV Engenharia e Participações e Plaenge Empreendimentos.

A convenção que abrange a categoria majoritária do setor foi assinada pelos sindicatos dos trabalhadores e das empresas no início de agosto. Diferente das convenções dos anos anteriores, a atual tem vigência de 2 anos, de 2014 a 2016, exceto para a cláusulas econômicas, que deverão ser debatidas em nova negociação no próximo ano.

O Senge-PR discute agora com o sindicato patronal as reivindicações específicas dos profissionais de engenharia. Uma das defesas do Senge-PR é a aplicação do piso profissional dos engenheiros, regido pela lei federal 4.950 A, que prevê piso de 6 salários mínimos para seis horas trabalhadas e 9 salários mínimos para jornada de 8 horas.