Senge Solidário Maringá acolhe duas entidades

Com alta da inflação e pobreza, programa ajuda mais necessitados com foco em alimentação saudável

Ação Social em Maringá na Semana do Migrante. Foto: Caritas Maringá
30.SET.2021

📉 O cenário de crise econômica e desemprego promovidos pela pandemia de Covid-19 aliado à descontinuidade de importantes programas sociais trouxeram o Brasil novamente para o Mapa da Fome. O país tem 14,8 milhões de desempregados, o que representa 14,7% da população economicamente ativa – o maior contingente da série histórica. Dados esses agravados por mais de 6 milhões de brasileiros que desistiram de procurar emprego e a quase 1/3 dos empregados subutilizados ou em trabalhos precários.

🇧🇷 No país, atualmente, do total de 211,7 milhões de brasileiros, 116,8 milhões convivem com algum grau de Insegurança Alimentar e, destes, 43,4 milhões não têm alimentos suficientes para pôr em sua mesa. Ainda mais com o disparo da cesta básica (R$ 618,57 em julho, segundo o DIEESE) e da inflação em quase 10%. Além disso, o país convive “pacificamente” com os mais de 19 milhões de concidadãos que enfrentam a fome diariamente.

🍽️ É por isso que demos início a essa Campanha do Senge Solidário. Afinal, essa é uma das missões do sindicato, como estipula o Estatuto da Entidade, em seu primeiro artigo. “O Senge-PR, Regional de Maringá, tem por missão auxiliar a sociedade nas questões de engenharia e contribuir para a democratização das instituições e para o desenvolvimento humano”.

⚙️ O “Senge Solidário: Campanha Contra a Fome” surge nesta conjuntura para contribuir no combate a esse cenário. Com a campanha, a gente quer estimular os profissionais da engenharia a conhecer projetos sociais e a participar, seja doando recursos financeiros, seja prestando assessoria técnica. Seja uma doadora, seja um doador.

🙏 Coloque a Engenharia Contra a Fome e mostre que além de construirmos sonhos, também sabemos alimentá-los contribuindo para uma das duas entidades selecionadas pelo Senge-PR tanto para receber doações do sindicato como para contar com apoio dos engenheiros e engenheiras de Maringá.

ℹ️ Para mais informações, entre em contato (44) 3227-5150/(41) 8829-9446 e maringa@senge-pr.org.br

📿 Cáritas Maringá acolhe refugiados e mais necessitados

🌎 A Cáritas é uma organização internacional com atuação em 200 países e territórios. No Brasil, está  presente em todas as regiões do país, formada por uma rede composta de 186 Entidades Membro. Em Maringá, a Cáritas atua desde 2008. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, e que trabalha na defesa e garantia de direitos das populações mais vulneráveis. A proposta é praticar a caridade buscando a transformação social e a superação das situações de pobreza, discriminação e exclusão social.

🚶‍♂️🚶🆘 A organização acolhe, de maneira humanizada, à população migrante e refugiada que vem para Maringá e região em busca de condições melhores de vida. A Cáritas auxilia os migrantes e refugiados na regularização de seus documentos e na sua inserção laboral e social. São atendidas, em média, 160 migrantes/mês, provenientes de mais de 50 países e territórios.

🇧🇷🥗 Entre as atividades, ensina a língua portuguesa para mais 230 migrantes e refugiados a cada ano, forma agentes de transformação social por meio da Escola de Cultura, Fé e Política, e trabalha para garantir a segurança alimentar e nutricional de centenas de famílias.

🙏 Saiba mais da parceria com a Cáritas e como doar ligando para o Senge-PR (44) 3227-5150 ou Whatsapp: 41 8829-9446

🏫👨‍🌾👩‍🌾 Escola Milton Santos produz agroecológicos e alimenta transformação social

📊 Segundo o site “Olhe para a fome”, o nível de escolaridade determina quem come no Brasil. A pesquisa “Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil” revela: quanto mais baixa a escolaridade, menor é o acesso a alimentos.

📚 Na outra ponta desses dois problemas – a fome e a baixa escolaridade – está a Escola Milton Santos, uma uma escola não formal que atua na formação humana, técnica e política de jovens e adultos da reforma agrária e dos movimentos sociais. O objetivo fundamental é capacitar jovens filhos de assentados na Agroecologia, atuando desde 2002 nesta área.

✊ Apoiar a escola significa fomentar um projeto em que o ser humano, a natureza, a qualidade de vida, a dignidade. A tarefa é lutar contra a desigualdade social e promover a conscientização por um país onde a soberania nacional seja mais importante do que a espoliação do ser humano, da natureza e das nossas riquezas.

💰🥗 Doando para a EMS, você está adquirindo alimentos orgânicos que serão entregues à Cáritas de Maringá para ajudar refugiados e população carente.

• 📱🏧 DOE EM
  • PIX 08869227000180