Senge toma a frente nas negociações dos engenheiros pesquisadores do Iapar

16.ABR.2015

No início desta semana, o Senge deu mais um passo na reaproximação com o Instituto Agronômico do Paraná em defesa dos direitos dos 31 engenheiros que atuam como pesquisadores no Iapar. Em reunião com os diretores do órgão, Marcos Valentin Ferreira Martins (Chefe do Gabinete da Presidência) e Adelar Antonio Motter (Diretor de Gestão de Pessoas) e os representantes dos pesquisadores, Arnaldo Colozzi Filho e Telma Passini, o diretor da Regional Londrina do Sindicato dos Engenheiros, Nilton Costa, e o diretor adjunto do sindicato e pesquisador do Iapar, Paulo Guilherme Ferreira Ribeiro, destacaram as ações do Senge que passa a tomar frente nas negociações dos pleitos dos pesquisadores engenheiros.

“No encontro com os diretores do Iapar tivemos a oportunidade de reafirmar a posição do Senge como entidade que representa os pesquisadores profissionais da área de engenharia, que atuam no instituto, nas suas negociações de trabalho”, observou Nilton Costa.

Nilton Costa e Paulo Guilherme Ribeiro, do Senge em reunião com a diretoria do Iapar, na segunda-feira, 13 de abril.

Os representantes do Senge informaram os diretores do instituto dos resultados da reunião realizada, em 17 de março, com o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, oportunidade em que foi apresentada a pauta de reivindicações dos pesquisadores. No encontro com Ortigara estiveram presentes o presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt e os engenheiros do Iapar, Arnaldo Colozzi, Dirk Claudio Ahrens e Nilceu Ricetti Xavier Nazareno.

De acordo com o Diretor da DGP, Adelar Antonio Motter, os pleitos constantes na pauta, relativos ao plano de cargos dos pesquisadores, foram encaminhados e aguardam recursos financeiros para serem implementados. O relato completo será feito em reunião com o grupo de pesquisadores.

Com o secretário

Ao avaliar os pleitos dos pesquisadores do Iapar, na reunião realizada em 17 de março, em Curitiba, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara destacou que está ciente do pedido da aplicação imediata do enquadramento do quadro de pessoal, previsto no artigo 46 da lei do Plano de Carreiras (Lei 18.005 de 27 de março de 2014) dos funcionários do órgão, e que espera que a questão seja resolvida até o próximo mês de julho. De acordo com o secretário da Agricultura e Abastecimento, o Plano de Carreiras, que contempla a revisão da tabela salarial, está pronto e incluirá todos os funcionários. Segundo o secretário, a direção do Iapar poderá apresentar detalhes do Plano de Carreiras aos pesquisadores do Instituto.

No que diz respeito à reposição do quadro efetivo, o responsável pela Seab destacou que a recomposição dos postos de trabalho será feita de forma gradativa até o ano de 2019. Além disso, Ortigara se comprometeu a gestionar junto ao secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, o repasse de um percentual fixo do Fundo Paraná para o Iapar. A solicitação de alteração no regulamento do Iapar e outras questões pontuais serão estudadas, de acordo com Norberto Ortigara.