SengePR promove ação sobre Prevenção ao Câncer de mama e Políticas Públicas para a Saúde da Mulher

Ação do Coletivo de Mulheres do Senge conta com apoio da UNIMED Paraná

Imprensa
22.SET.2023

O evento “Outubro Rosa” ,organizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Sengepr), por meio do Coletivo de Mulheres, tem como objetivo principal promover a sensibilização sobre o câncer de mama e combater a pobreza menstrual. A programação deste outubro será repleta de atividades voltadas para a saúde feminina, com palestras, campanhas de arrecadação de absorventes, sorteios de brindes e uma live com especialistas sobre os desafios enfrentados por mulheres em ambientes de trabalho.

No dia 4 de outubro acontece a abertura da ação das 18h30 às 20h30 e o Sengepr será palco de uma palestra presencial com a ex-secretária de saúde e deputada estadual Márcia Huçulak, que trará contribuições importantes sobre políticas públicas para a saúde da mulher no estado do Paraná. A programação inclui ainda a participação de Jessica Pamela, especialista em saúde coletiva com mais de 8 anos de experiência na área de oncologia, que discutirá a prevenção e os cuidados após o diagnóstico do câncer de mama. Durante o evento, os profissionais de saúde da UNIMED estarão disponíveis para oferecer orientações sobre diversos temas relacionados à saúde da mulher, incluindo serviços de aferição de pressão, diabetes e de saúde óssea.

Além disso, o SengePR irá promover uma campanha de arrecadação de absorventes, que ocorrerá de 04 a 13 de outubro. A campanha busca arrecadar absorventes para fornecer acesso a produtos essenciais de higiene feminina em apoio à luta contra a pobreza menstrual, aliada à sensibilização quanto a importância do câncer de mama. Dados da Unicef destacam a urgência desse debate, já que mais de 4 milhões de pessoas no Brasil não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

Além da palestra e da arrecadação de absorventes, durante parte do mês de outubro, o SENGE e o Coletivo de Mulheres realizarão uma série de ações para engajar a comunidade e fortalecer as causas pertencentes à luta das mulheres. As participantes da campanha também terão a chance de concorrer a brindes, como massagens relaxantes, kits de bijuterias, toalhas bordadas e brindes da UNIMED, como parte do sorteio que ocorrerá no encerramento da campanha. As doações de absorventes podem ser feitas no SENGEPR, localizado no Shopping Itália, 22º andar. A cada pacote de absorventes doado, a pessoa doadora receberá uma bolsa ecobag, que tem durabilidade média de um ano sob condições de uso diário. Todos os absorventes arrecadados serão destinados a uma organização que apoia mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade. O “Outubro Rosa” do SENGEPR e do Coletivo de Mulheres é um movimento que visa melhorar a saúde da mulher, combater a pobreza menstrual e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Sua participação é fundamental para estimular o amor e autocuidado neste Outubro Rosa.

O evento de abertura será transmitido pelo Youtube do SengePR. Para acessar, basta clicar aqui

Voltar a Notícias