Servidores da Adapar aprovam nova tabela e continuidade das negociações com o Governo

Assembleia conjunta avaliou o andamento das negociações

Servidores da Adapar participam de assembleia. Foto: Reprodução
Comunicação
10.DEZ.2021

Os servidores da ADAPAR aprovaram – por ampla maioria – uma nova tabela de progressão salarial por tempo de serviço com pisos mínimos por carreiras. O Sindefesa, com a participação dos sindicatos Senge-PR, Sindivet e Sintag, realizou uma Assembleia Geral Extraordinária na quinta-feira (9/12), de forma virtual, que contou com a participação de cerca de 270 servidores da Adapar. 

A Comissão de Negociação elaborou uma nova tabela, com pisos iniciais mais baixos que os da tabela anterior, mas com percentuais de reajustes maiores e progressivos ao longo dos anos, após a diretoria da Adapar se recusar a levar o AnteProjeto de Lei adiante para tramitação, pedindo que fossem apresentados valores “mais factíveis” ao Governo do Estado. 

O texto do novo APL foi mantido (segundo fala do Secretário Norberto em reunião prévia) e somente a tabela é que foi readaptada. O documento foi apresentado diretamente ao Secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, em reunião realizada no último dia 8. Estiveram presentes os representantes dos quatro sindicatos e representantes da Comissões de Negociação e de Valorização. 

Segundo Ortigara, caso os valores apresentados e o impacto orçamentário, mediante acordo entre as partes, tornassem a proposta “defensável”, o APL seria levado adiante com a possível celeridade à tramitação, embora não tenha se comprometido com datas.

Confira o que foi votado:

  • ✔️ 1 – Você aprova ou rejeita a tabela apresentada pela diretoria da Adapar na reunião de 03/12/21? 95% rejeitou; 4% aprovou; 1% se absteve. 
  • ✔️ 2 – Você autoriza a realização de consulta interna por meio eletrônico, visando embasar as decisões da diretoria executiva do SINDEFESA e sua assessoria jurídica quanto aos temas tratados nessa AGE? 91% SIM; 7% NÃO; 1% ABSTENÇÃO. 
  • ✔️ 3 – Você, servidor lotado na Adapar, delega à diretoria executiva do SINDEFESA-PR e seu Departamento Jurídico, a decisão de aprovar ou não as pautas negociadas pela comissão de negociação e, sempre que possível, mediante consulta interna eletrônica? 78% SIM; 20% NÃO; 2% ABSTENÇÃO. 
  • ✔️ 4 – Delegar à diretoria executiva do SINDEFESA deflagrar ou suspender o ESTADO DE GREVE  e a GREVE no caso de insucesso nas negociações ou descumprimento de prazos legais ou acordados conforme legislação vigente e, sempre que possível, mediante consulta interna eletrônica. 86% SIM; 13% NÃO; 0% ABSTENÇÃO. 
  • ✔️ 5 – Você aprova a nova tabela do subsídio dos servidores e apresentada à Adapar e ao secretário no dia 08/12/2021? SIM 82%; NÃO 17%; ABSTENÇÃO 1%. 

Lembrando ainda que o APL e Tabela de Subsídio serão analisados pela Adapar, SEAB, depois segue para a SEAP; Fazenda; PGE; CONSELHO FISCAL; CASA CIVIL; para então ser enviado à Assembleia Legislativa do Paraná.

Até a próxima quarta-feira (15/12), os sindicatos irão contatar a Adapar e o secretário Ortigara, caso necessário, quanto a posição sobre o andamento do APL.

Voltar a Notícias