Sindicatos da Sanepar protocolam contraproposta nesta terça (20)

Funcionários avaliam bom cenário econômico e crescimento do lucro da empresa

Diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile. Fotos:Ari Dias/AEN
19.FEV.2024

Os sindicatos da base da Sanepar vão apresentar a contraproposta relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho de 2024.  A data-base da categoria é março e as minutas foram entregues pelas entidades no fim de novembro de 2023. A oferta da Sanepar, no evento, não agradou. A empresa que teve aumento de 30% do lucro líquido no ano passado está limitando o reajuste à reposição da inflação e mais 1% para quem ganha até até R$ 3778. Nesta contraproposta, as entidades sindicais se baseiam nos ganhos reais que foram concedidos no Salário Mínimo Nacional e do Paraná.

A contraproposta dos trabalhadores almeja ganho real para salários, vale-alimentação e abono indenizatório. O texto pede que o  “aumento do salário, do Vale alimentação e Abono indenizatório sejam de 6,97%, equiparando o aumento do salário mínimo nacional e do salário do estado, e que o valor seja distribuído de forma linear para toda a categoria”.

A pedida ainda trata de índices similares e que a ajuda de custo atividade seja estendido o benefício para toda categoria. “Ajuda de custo litoral e auxílio creche sejam reajustados em 6,97%, seguindo o reajuste do salário mínimo nacional e do salário do estado”.

A contraproposta ainda trata de escala de horário e revezamento, benefício auxílio funeral, horário móvel, estabilidade do emprego, cumulatividade de adicionais e muito mais.

Ao rejeitarem a proposta da empresa, os sindicatos destacaram que ela é insuficiente.  Os sindicatos avaliam que a contraproposta deve levar em consideração o bom cenário econômico do país. O Salário Mínimo Nacional, por exemplo, acaba de entrar em vigor concedendo mais de 3% de ganho real para os brasileiros. Aumento também concedido em âmbito estadual.

“No Paraná, o governador Ratinho Junior comemorou o reajuste acima da inflação. O Governo do Paraná é o maior acionista da Sanepar. O reajuste médio regional foi de 6% em relação aos valores praticados até então, que variavam entre R$ 1.749,02 e R$ 2.017,02. O novo piso é retroativo a 1º de janeiro de 2024”, reforçam os sindicatos.

Sanepar pode pagar mais

A Sanepar divulgou o balanço relativo ao último trimestre de 2023 e ao acumulado do ano. O documento encaminhado ao mercado financeiro informa que a empresa de saneamento faturou R$ 1,5 bilhão no ano passado. O valor representa crescimento de 30,6%. Em comparação a 2018, o crescimento é de 68,45%. Se mantiver a margem de dividendos distribuída, a Sanepar pode pagar um pouco mais de R$ 452 milhões aos acionistas.

Por outro lado, dados compilados pelo DIEESE Paraná mostram que desde 1994 (30 anos), os funcionários da Sanepar tiveram apenas sete reajustes com ganho real. O último aconteceu na negociação de 2018, quando o reajuste foi de 2,00% e o INPC de 1,81% aumento real de 0,19%. Reconhecimento que aparece nas palavras da empresa, mas não na remuneração.