Sindicatos debatem unificação da pauta de reivindicações dos empregados da Copel

30.JUL.2014

O Senge-PR e demais sindicatos que compõem o Coletivo Sindical da Copel reuniram-se nesta (terça-feira) 29 para debater a unificação da pauta de reivindicações dos empregados para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/15. As negociações na empresa atingem mais de 10 mil funcionários, dentre os quais, quase 800 profissionais de engenharia.

Neste ano, além das assembleias de formação de pauta realizadas em várias cidades do Paraná, o Senge-PR fez pesquisa online com os engenheiros da Copel para arrecadar as principais reivindicações para o ACT e avaliar a atuação da entidade no processo de negociação de 2013.

Quanto a participação sindical e as avaliações das negociações, 50% dos mais de 200 pesquisados declararam ser filiados ao Senge-PR, e mais da metade do total já participaram de assembleias do sindicato. Nas respostas abertas em relação a opção de filiação, os profissionais apontaram ser filiados ao Senge-PR pela importância da representatividade dos engenheiros e o histórico de luta pela garantia de direitos e fortalecimento da categoria.

Dentre os entrevistados, 38% (bom e ótimo) apontaram aprovação às negociações do ACT 2013/14, e 43% identificaram as negociações como regular. Já em relação a este ano, 45% dos entrevistados apontaram ter boa expectativa para as negociações, enquanto que 33% indicaram expectativa regular para o ACT 2014/15.