Sindicatos defendem empresas públicas paranaenses em sessão na Alep

23.SET.2015

O Senge e demais sindicatos que representam os trabalhadores de empresa públicas e de economia mista do Paraná promoveram manifestação em defesa das empresas estatais e contra a privatização do patrimônio público dos paranaenses na da sessão plenária da Assembleia Legislativa (Alep) desta quarta-feira (23).

Em sessão plenária da Alep desta quarta-feira (23) sindicalistas e funcionários de estatais em ato cntra a venda de ações de empresas públicas paranaenses
Em sessão plenária da Alep desta quarta-feira (23) sindicalistas e funcionários de estatais em ato contra a venda de ações de empresas públicas paranaenses

O ato dos sindicatos é em resposta a tentativa do inclusão do governo de uma cláusula no Projeto de Lei 662/2015, em votação na Alep nesta quarta-feira (23), de autoria do Executivo, que previa a liberação da venda de ações e de imóveis de empresas públicas, entre elas a Copel e Sanepar, sem a autorização da Assembleia Legislativa do Paraná.

Na última quarta-feira (16) o Senge encaminhou ofício aos 54 deputados e aos presidente das estatais condenando a medida que previa a venda das empresas públicas, e apontando a inconstitucionalidade da proposta, que revogava um inciso da Lei Estadual 15.608/2007. A cláusula foi retirada do projeto de lei após reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e não aparece no substitutivo apresentado para votação na sessão do plenário da Alep.

No entanto, de acordo com o diretor-financeiro do Senge e engenheiro da Copel, Leandro Grassmann, mesmo com a retirada da cláusula do projeto de lei, os sindicatos e a população paranaense devem ficar atentos para a retomada do tema na assembleia.

“Por mais que o governo tenha recuado com a retirada da pauta desta semana, isso não significa que em outra oportunidade não seja apresentada escondido em algum projeto de lei uma nova tentativa de privatização das empresas estatais. É por isso que estamos aqui para mostrar para o governo que estamos atentos e que defenderemos o patrimônio público dos paranaenses”.

Para o diretor-financeiro do Senge, Leandro Grassmann, entidades e a população devem se manter atentos à retomada da tentativa da venda do patrimônio público.