Talentos LGBTQIA+ é destaque em live promovida pelo SENGE-PR e Verus SSMA

Ação destaca políticas de inclusão e experiências de contratação na comunidade LGBTQIA+.

Comunicação
12.ABR.2024

Na última semana de março (27/03), o Coletivo de Diversidade e Inclusão do Senge-PR, em parceria com a empresa Verus SSMA, promoveu uma troca de experiências focada na contratação de talentos da comunidade LGBTQIA+. A ação, realizada por meio de uma live, foi conduzida pelo engenheiro Verginio Luiz Stangherlin, diretor e fundador do Coletivo Diversidade e Inclusão no SENGE-PR, e teve como convidado o empresário Sérgio Jonas Ferreira Junior, sócio-diretor da Verus SSMA.

A Verus SSMA é reconhecida por suas práticas dinâmicas e profissionais nas áreas de saúde, segurança do trabalho, ergonomia e meio ambiente. Segundo Sérgio Jonas Ferreira Junior, a empresa tem adotado políticas de diversidade como parte de seu planejamento estratégico, impulsionada pela demanda atual, sugestão de amigos e pela percepção do valor cultural e representativo dessa abordagem. Sérgio compartilhou a experiência da empresa em atrair e reter talentos diversos, incluindo profissionais LGBTQIA+.

Um dos destaques da discussão foi a abertura da Verus SSMA para dialogar sobre questões sensíveis relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero no ambiente de trabalho. Sérgio explicou que a empresa se comprometeu a criar um ambiente inclusivo desde o processo de integração, garantindo que os novos funcionários se sintam confortáveis para compartilhar suas preocupações e expectativas.

Esse compromisso foi exemplificado pelo caso de uma funcionária, que se declara como mulher lésbica e que contratada para atendimento a clientes, se tornou uma peça fundamental na equipe da Verus SSMA. Apesar de alguns clientes terem apresentado resistência inicialmente, a empresa manteve sua postura firme em relação aos seus valores de inclusão, resultando em uma mudança positiva de atitude por parte dos clientes.

Durante a live, também foram discutidas políticas de gestão de pessoas visando promover a igualdade financeira entre homens e mulheres. Pesquisas recentes, conduzidas por especialistas revelaram que aproximadamente 19 milhões de pessoas se identificam como parte da comunidade LGBTQIA+, destacando a importância de abordagens inclusivas nas empresas ( IBGE/ 2022).

Verginio Luiz Stangherlin lamentou que algumas empresas ainda julguem os profissionais com base em estereótipos, sem permitir que demonstrem suas habilidades. O direitor enfatizou a necessidade de políticas de diversidade honestas na finalidade e que se proponham a ir além do mero interesse financeiro. A live completa está disponível no youtube do Senge-PR, para assistir basta acessar o link: assistir live completa

O Coletivo Diversidade e Inclusão continua suas iniciativas, promovendo um ciclo de formação presencial e virtual sobre temáticas de diversidade. O próximo evento, agendado para o dia 18 de abril, contará com a participação de Lucas Dionisio, diretor do Grupo Dignidade, e Marise Félix, ativista do movimento ‘Mães pela Diversidade’, abordando questões de igualdade de gênero, orientação sexual e identidade de gênero.

Voltar a Notícias