Trabalhadores da Compagas rejeitam proposta

Categoria pede ganho real e outros benefícios.

Trabalhadores avaliam propostas
Comunicação
22.JUN.2022

Em assembleia no dia 21 de junho, os empregados da Compagas representados pelos sindicatos Sindenel,Senge-PR, Sintec e Sinaep rejeitaram a contraproposta da empresa visando o fechamento do ACT 2022/23. A avaliação é de que a proposta está muito aquém do que foi solicitado. Com a decisão, o encaminhamento é pela retomada das negociações. 

A proposta da Compagas previa quatro pontos principais:

  1. Aplicação da variação do INPC integral, correspondente a 11,73%, sobre a tabela salarial vigente em 31/03/2022, 
  2. Concessão de reajuste para o Vale Alimentação/Refeição (VA/VR) pela variação plena do INPC geral (11,73%), em substituição ao índice setorial de 5,29% da proposta anterior, com a inclusão de parágrafo na cláusula para que o índice base para negociações dos próximos anos seja o INPC geral
  3. Aplicação dos indicadores setoriais para os benefícios: Auxílio Creche, Auxílio Dependente com Deficiência, Educação Rede Pública e Educação Rede Privada, conforme já proposto anteriormente.
  4. Manutenção das demais cláusulas, conforme registros das reuniões entre as partes. 

Os sindicatos consideram que a oferta apresentada pela empresa está muito aquém da pauta apresentada pelos trabalhadores, frisando os números positivos de 2021 registrados nas demonstrações contábeis da empresa. Dessa forma tem a expectativa de avanços no processo negocial para uma conclusão positiva em mesa de negociação. 

Os sindicatos pedem a viabilidade de correção pela variação do INPC Curitiba, cujo índice é de 14,55%. Ainda pedem aumento real de 2% (dois por cento) sobre o salário nominal para todos os empregados, tendo por base o salário já reajustado. Novo aumento real de 2% (dois por cento) será aplicado em 01/04/2023,sobre o salário reajustado de março/23.

Na avaliação, para efeito de abono de data-base, a perda de massa salarial para ABRIL/22 é de 0,629 salários em contraponto aos 0,15 salários oferecidos pela empresa.

Diante  do impasse, os sindicatos vão solicitar novas rodadas de negociação. Caso a contraproposta seja considerada minimamente razoável, a categoria será convocada em uma nova assembleia.

Voltar a Notícias