TRT decide pela concessão de auxílio creche aos engenheiros da Copel

02.JUL.2018

ad8d7dcfO Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) decidiu, em sessão de julgamento ocorrido no dia 13 de junho, que a Copel deverá conceder auxílio creche a todos os engenheiros com a guarda de filho, seja ela exclusiva ou não. Atualmente, apenas as mulheres com filhos e homens com a guarda exclusiva têm acesso ao benefício. A ação trabalhista foi ajuizada pelo Senge-PR em março de 2016, em resposta a falta de abertura da empresa para a negociação do tema.

O conteúdo da decisão do TRT9 ainda não foi divulgado. Após a publicação, terá início a contagem de prazo para apresentação de novos recursos pelas partes. A decisão somente entrará em vigor ao fim do trâmite nos tribunais superiores (Tribunal Superior do Trabalho e o Supremo Tribunal Federal). Um caso semelhante obteve decisão favorável do TST em 2014, a partir de uma ação individual.

“Ainda não é o final do processo, mas é uma primeira vitória muito relevante. Esperamos que a decisão dos tribunais superiores seja em favor dos engenheiros, e principalmente em favor das crianças, que serão as principais beneficiadas”, avalia do vice-presidente do Senge e funcionário da Copel, Leandro Grassmann.