“Um projeto de nação para o Brasil” é tema de debate do 10 º Congresso Nacional de sindicatos de Engenheiros

25.AGO.2014

“Um projeto nação para o Brasil” é o tema central que reunirá, nesta semana, profissionais de engenharia de todo o País, no 10 º Congresso Nacional de sindicatos de Engenheiros, em Búzios-RJ. O documento resultante do encontro será encaminhado aos candidatos à Presidência da República. O 10º Consenge é promovido e organizado pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), entidade que representa 12 Sindicatos de Engenheiros distribuídos por todo o País.

“Nesse importante evento nacional de engenharia iremos debater o papel do Estado Brasileiro como forma de contribuição para a elaboração de políticas públicas efetivas. Entendemos o Estado como elemento estruturante e indutor do desenvolvimento”, afirma o presidente da Fisenge e também do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Carlos Roberto Bittencourt.

O 10º Consenge será aberto nesta quarta-feira (27), às 20 horas, com palestra de Luiz Dulci, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo Lula. No mesmo dia será feita uma homenagem ao engenheiro e político brasileiro, Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar. O encontro será no Hotel Atlântico Búzios, na Estrada da Usina, 294, Búzios (RJ).

O evento seguirá até sábado (30) tendo em pauta também “O papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional” e “O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho”, temas que serão debatidos com a participação de representantes dos Sindicatos de engenheiros do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Volta Redonda, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rondônia que fazem parte da Fisenge.

Destaques – O congresso também terá como destaques a presença de Vera Paiva, filha de Rubens Paiva, que será homenageado na exposição, “Engenheiro Rubens Paiva, presente!”, com curadoria do jornalista Vladimir Sacchetta. Ao todo, são 18 painéis que remontam a história combativa de Rubens Paiva, que inspirou o então deputado, Almino Affonso a elaborar a principal lei dos engenheiros e das engenheiras, do Salário Mínimo Profissional (4.950-A). Esta é a primeira de um ciclo de homenagens que a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) irão promover ao longo deste ano.

Também será lançado no encontro o livro “Fisenge 20 anos: duas décadas de lutas e esperanças”.

Sobre o Consenge – O Congresso debate e traça metas de atuação em defesa da engenharia nacional e de uma nova matriz de desenvolvimento econômico para o Brasil, pautada pela distribuição de renda e justiça social. Realizado de três em três anos, o Consenge orienta o papel da federação nos temas sociais de interesse nacional. Em torno de 300 engenheiros participarão do evento como delegados, representando mais de 30 mil profissionais de sindicatos de todo o país. O encontro tem o apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Confira a agenda de palestras e destaques do 10º Consenge

27/7 (quarta-feira)

• 20 horas, abertura oficial pelo presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt e o residente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos; homenagem a Rubens Paiva com abertura da exposição Engenheiro Rubens Paiva, presente!; lançamento do livro “Fisenge 20 anos: duas décadas de lutas e esperanças”.
  • 21 horas – palestra magna de abertura com Luiz Dulci, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República;

28/8 (quinta-feira)

• 8h – plenária inicial – Aprovação do Regimento Interno e Homologação da Filiação do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos do Rio Grande do Norte (SEA-RN)
  • 9h palestra – “O Papel do Estado Brasileiro no Desenvolvimento Nacional pelo ex-diretor da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) e professor da UFRJ, Ricardo Bielshowsky; o Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério do Planejamento, Maurício Muniz Carvalho; e a presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Bartíria Lima.

29/8 (sexta-feira)

• 8h30 – palestra “O Papel do Movimento Sindical Frente às Modificações do Mundo do Trabalho” pelo doutor em Sociologia pela USP e professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Adalberto Moreira Cardoso; o secretário nacional de previdência, aposentados e pensionistas da CTB, Pascoal Carneiro; e a secretária nacional de saúde do trabalhador da CUT, Junéia Batista

30/8 (sábado)

• 8h30 às 12h30 – plenária final – Discussão e deliberação das propostas, recomendações e moções, de acordo com relatoria dos grupos de trabalho