Vigília vai marcar protesto contra proposta de 3% de Ratinho Jr

Mobilização acontece 14 e 15 de dezembro em frente ao Palácio Iguaçu e Assembleia Legislativa

Foto: Nani Gois/Alep
08.DEZ.2021

O Fórum das Entidades Sindicais (FES) e a União das Forças de Segurança (UFS) estão convocando todas as servidoras e servidores públicos do Estado para uma vigília a ser realizada nos próximos dias 14 e 15 de dezembro em frente ao Palácio Iguaçu e Assembleia Legislativa para protestar contra a proposta do governador Ratinho Jr. que estabelece a reposição da inflação de 3% nos salários do funcionalismo público do Paraná.

De imediato, servidoras e servidores exigem 6,39% a serem pagos em janeiro, referentes à dívida já reconhecida pelo Tribunal de Justiça da Lei 18.493/2015, devidos desde 2017. Sobre a reposição da inflação dos anos subsequentes até a data base do ano que vem, o FES vai refazer os cálculos e os demais valores serão cobrados em luta e mobilizações para maio de 2022.

É bom lembrar que o governo reservou na LDO de 2022 mais de R$ 17 bilhões para o agronegócio e os grandes empresários. Ou seja, arrecadação não é problema para o estado.

O governador está se aproveitando dos últimos dias de trabalho na Assembleia Legislativa para passar todos seus projetos de desmonte do serviço público e ataques aos direitos de servidoras e servidores.
Além do projeto que concede migalhas de reposição inflacionária, há também o projeto de Lei Geral das Universidades, já discutido e rejeitado pelas comunidades acadêmicas. Tudo isso está em regime de urgência na Alep.

O governo também se aproveita da pandemia, com acesso restrito na Alep e dificuldades para mobilizações de massa, para passar o trator nas pautas sem nenhuma discussão com servidoras e servidores e seus representantes legítimos, os sindicatos.