Boletim Profissional | Episódio 2/2024

Concurso, ações dos coletivos e posse do CREA-PR em evidência

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA:

1️⃣  FORMAÇÃO PROFISSIONAL | O Concurso Nacional Unificado oferece aos formados em engenharia 384 vagas em oito órgãos do governo federal.

2️⃣  REPRESENTAÇÃO | O novo Presidente do CREA-PR, Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, toma posse neste dia 22 de janeiro. A gestão vai até 2026.

4️⃣  HOMENAGEM | O Coletivo de Mulheres Engenheiras do Senge participou da inauguração da escultura em bronze em homenagem a Enedina Alves Marques.

5️⃣ NEGOCIAÇÕES | O termo aditivo que trata do Acordo Coletivo  do setor de Construção Civil foi registrado na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

6️⃣  DEBATE E INOVAÇÃO | Os desafios para a transição energética representam um importante debate que precisa ser feito pela engenharia e sociedade brasileira, sendo este um tema central pautado pelos grandes fóruns mundiais.

7️⃣ SENGE JOVEM | A coordenação estadual do Senge Jovem participou de um encontro com estudantes de diversas cidades do estado para dar as boas-vindas e discutir a organização da nova versão do programa.

8️⃣PLANO DE SAÚDE | Quando bate aquela dor de cabeça ou a garganta fica irritada, é tentador buscar alívio imediato na farmácia. 🤒No entanto, é importante resistir à automedicação.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL | O Concurso Nacional Unificado oferece aos formados em engenharia 384 vagas em oito órgãos do governo federal. Na Advocacia-Geral da União (AGU), há dez vagas para engenharia civil, quatro para engenharia elétrica, duas para engenharia agronômica e duas para engenharia de produção. O salário inicial é de pouco mais de R$ 7 mil e setecentos para 40 horas semanais, com vagas em nível nacional. Muitas oportunidades não atendem ao Salário Mínimo Profissional. Nestes casos, o CREA-PR enviará correspondência aos órgãos solicitando que atendam a lei 4950-A/66.

ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/engenheiros-tem-oportunidades-em-oito-orgaos-no-concurso-unificado/

POLÍTICA | O novo Presidente do CREA-PR, Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, toma posse neste dia 22 de janeiro. A gestão vai até 2026. Ascari reafirmou seu compromisso com o programa de trabalho defendido durante a campanha. Alguns desses pontos trata de combater o exercício ilegal e não ético das profissões. Também se compromete a promover a criação, fortalecer e estimular a autonomia e participação das mulheres nos comitês regionais. Ainda pretende defender a melhoria da qualidade dos cursos e melhorar a recepção e a inserção do jovem profissional.

ℹ️ SAIBA MAIShttps://www.senge-pr.org.br/noticia/novo-presidente-do-crea-pr-toma-posse-neste-dia-22/

JURÍDICO |Uma análise minuciosa na lista com o ranking dos que aderiram ao PDV da Copel encontrou diversos casos de profissionais que podem ter sido favorecidos na contagem de períodos para a classificação, prejudicando outros copelianos, ou não atenderam todas as etapas para participar do programa. Diante dessas falhas, o Senge-PR está oficiando o juiz da 20a Vara do Trabalho, onde corre a ação coletiva, para que suspenda imediatamente o PDV e interrompa os desligamentos antecipados.

ℹ️ SAIBA MAIShttps://www.senge-pr.org.br/noticia/senge-pr-apresenta-ao-juiz-falhas-do-pdv/

HOMENAGEM | O Coletivo de Mulheres Engenheiras do Senge participou da inauguração da escultura em bronze em homenagem a Enedina Alves Marques. No ato, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, em conjunto com a Secretaria de Redução das Desigualdades Raciais no Município, foi responsável por revelar a obra e descerrar a placa. Confira o depoimento Maria Cristina Graf, engenheira civil e conselheira fiscal, sobre a importância de reconhecer o trabalho das profissionais.

NEGOCIAÇÕES | O termo aditivo que trata do Acordo Coletivo  do setor de Construção Civil foi registrado na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) no último dia 18 de janeiro de 2024. O ACT tem validade entre o período de 01º de dezembro de 2023 a 31 de maio de 2024 e a data-base da categoria em 01º de junho.

DEBATE E INOVAÇÃO | Os desafios para a transição energética representam um importante debate que precisa ser feito pela engenharia e sociedade brasileira, sendo este um tema central pautado pelos grandes fóruns mundiais. Neste artigo, o Engenheiro Eletricista Sérgio Inácio Gomes desmistifica a questão de que a energia gerada a partir do sol ou do vento são a solução para a produção de uma energia limpa. Ele ainda comenta que o debate sobre a transição energética é um debate político e econômico.

SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/desafios-ao-setor-eletrico-brasileiro-para-a-transicao-energetica/

SENGE JOVEM | A coordenação estadual do Senge Jovem participou de um encontro com estudantes de diversas cidades do estado para dar as boas-vindas e discutir a organização da nova versão do programa. Durante o encontro, diversos pontos foram debatidos, com destaque para o modelo de organização do Senge Jovem, que continua fundamentado no protagonismo dos estudantes.

ℹ️ SAIBA MAIS NO INSTAGRAM DO COLETIVO: https://www.instagram.com/p/C2NThQMLXvg/

PLANO DE SAÚDE | Quando bate aquela dor de cabeça ou a garganta fica irritada, é tentador buscar alívio imediato na farmácia. 🤒No entanto, é importante resistir à automedicação sem orientação profissional e contar com a ajuda de um médico para aliviar os sintomas! A Unimed Paraná, nossa parceira, traz algumas dicas do que pode e não pode.

• PODE: Seguir a prescrição médica direitinho até o final
  • NÃO PODE: Parar o tratamento só porque está se sentindo melhor.
  • Quer ver mais dicas? Acesse o Instagram Unimedpar

ℹ️ SAIBA MAIS: