Liminar do TJ-PR suspendeu contratação do Banco Rothschild promovida por dispensa de licitação

Coletiva de imprensa promovida nesta terça-feira (14) esclareceu os principais pontos da Ação

Da esquerda para a direita: Nelton Miguel Friedrich, Carlos Roberto Bittencourt, e Ramon Koelle.
Imprensa
14.JAN.2020

Por Luciana Santos e Manoel Ramires/Senge-PR

O Fórum Paranaense em Defesa da Copel Telecom e o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) realizaram, nesta terça-feira (14), coletiva de imprensa para detalhar a decisão do Desembargador Luiz Taro Oyama, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), que suspendeu o processo de privatização da Copel Telecom.

Na última quinta-feira (9), o TJ-PR decidiu suspender a vigência e execução do contrato administrativo entre a Copel e o Banco Rothschild (contrato nº 4600017797/2019), celebrado sem a realização de licitação. O argumento apresentado no recurso de Agravo de Instrumento na Ação Popular, acolhido pelo Desembargador Oyama, se apóia na Lei nº 13.303/2016, que autoriza a contratação direta somente quando há inviabilidade de competição, o que não ocorreu no caso em questão, tornando obrigatória a realização de licitação.

A coletiva contou com a presença do presidente do Senge-PR e um dos autores da Ação Popular, Carlos Roberto Bittencourt; do advogado do escritório Advocacia Garcez, que representa as entidades na ação, Ramon Koelle; e do representante do Fórum em Defesa da Copel e também autor da Ação, Nelton Miguel Friedrich.

Para Ramon Koelle, a dispensa de licitação utilizada pela Copel é injustificável, e os recursos utilizados pela empresa para iniciar o processo de privatização são absurdos e ilegais. Ele aponta que existem empresas nacionais que poderiam prestar os mesmo serviços que o Banco Rothschild, mas estas empresas não tiveram a oportunidade de concorrer em um processo aberto e transparente. “Sem nenhuma transparência, sem nenhuma clareza, um banco estrangeiro foi contratado em processo de favorecimento. Isso acende a luz amarela para qualquer sistema de compliance anticorrupção”, alertou. “Estamos atentos para, qualquer passo que eles tomarem, enquadrá-los na legalidade”.

Ação Popular

O presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt, explicou que entidades da sociedade civil paranaense acompanhavam os rumores de privatização que rondavam a Copel Telecom há algum tempo, e, em 2019, decidiram se mobilizar através da criação do Fórum Paranaense em Defesa da Copel Telecom. Quando houve o anúncio da contratação do Banco Rothschild, o Fórum tomou ação: “o processo foi atropelado. Contratar um banco estrangeiro sem licitação nos causou estranhamento”.

Nelton Miguel Friedrich, representante do Fórum na coletiva de imprensa, argumentou sobre a importância estratégica da Copel Telecom, que justifica sua proteção: “nós podemos dar o exemplo para o Brasil e para o mundo, ser um Estado 100% conectado. Aí você abre mão disso por uns 30 reais? Uma empresa com crescimento de 10% ao ano?” argumentou. E deixou um alerta: “começaram mal, começaram não compreendendo a questão central da transparência. Fragiliza o nosso Estado”.

Copel Telecom: Uma empresa lucrativa que o governador Ratinho Junior quer entregar ao mercado

Por que o governo do estado quer privatizar uma empresa com estrutura e clientela consolidada em um mercado (o de internet e banda larga) que só tende a crescer no futuro? Essa pergunta já foi feita em meados de 2000, quando o governador Jaime Lerner pretendia vender a Copel Energia. Naquela época, a estratégia era convencer os copelianos que a privatização era o melhor rumo para suas carreiras e é um fato irreversível. “O setor elétrico brasileiro caminha a passos largos rumo a um ambiente de acirrada competição e não se importa se a Copel está nessa briga como empresa estatal ou privada”, dizia o presidente da Copel, Ingo Hübert, justificando o custo e a alta competitividade. São os mesmo argumentos utilizados pelo atual presidente da Telecom, Wendell Oliveira, para contratar um banco e um escritório de advocacia para prosseguir com a decisão do governador Ratinho Junior (PSD) de desinvestir (privatizar) na Copel Telecom e Compagas.

Contra a falta de dados e argumentos foi lançado, no dia 30 de agosto de 2019, o Fórum Paranaense em Defesa da Copel Telecom, com a missão de, assim como nos anos 2000, impedir a venda do patrimônio dos paranaenses. É decisão deste Fórum mobilizar atores da sociedade, entidades sindicais, movimento estudantil, lideranças políticas e demais para travar o processo previsto para ser concluído ainda em 2020. Entre as ações contra a privatização está o questionamento da contratação do Banco Rothschild com dispensa de licitação, o que contraria a regra das privatizações.

As manifestações do Fórum acontecem mesmo antes de sua oficialização. Em março de 2019, quando ainda era especulado o processo, o questionamento sobre a privatização já era exposto à sociedade. A Copel tem batido recordes de arrecadação e faturamento, o que a desobriga de abrir mão de suas empresas. E a própria Copel Telecom, empresa líder nacional no ranking de satisfação de clientes, segue sendo lucrativa.

O último relatório financeiro da Copel, referente ao terceiro trimestre de 2019, mostra que a Telecom faturou R$ 49 milhões Ebitda e R$ 148 milhões no acumulado de nove meses. Valor 18,8% maior que o mesmo período de 2018. O último balanço da empresa mostrou que a Telecom tem 412 funcionários, sendo 187 Profissionais técnicos de Nível Médio, 121 profissionais de nível médio e 104 profissionais de nível superior.

Legado

A empresa surgiu e cresceu como empresa estatal, vencendo empresas multinacionais em um mercado aberto, competitivo e disputado palmo a palmo. Com investimentos de longo prazo e o trabalho de seus empregados, a Copel Telecom alcançou a supremacia neste importante mercado regional de dados. Seus clientes não são apenas os serviços necessários à própria Copel (operação remota de usinas, subestações e linhas de transmissão), mas todas as companhias de telefonia celular que atuam em nosso território.

A Copel Telecom simplesmente interliga a maioria dos serviços públicos municipais, estaduais e federais que funcionam no Estado do Paraná: as escolas públicas, colégios e universidades públicas, os postos de saúde e hospitais, os serviços do DETRAN e da CELEPAR, as delegacias de polícia civil, as unidades da PF e da PRF, das Forças Armadas, o CINDACTA e os aeroportos e, ainda, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e a Justiça Federal. Que espécie de preocupação orienta a precarização dos serviços de todos estes órgãos ser agora alçada como objetivo de política pública?

Saiba mais:

Venda da Copel Telecom pode desconectar escolas estaduais e municípios

Alep deve ter frente organizada parlamentar em defesa da Copel Telecom

Governo Ratinho usa mesmos argumentos de Lerner para privatizar Copel Telecom

Fórum propõe mobilização popular em defesa da Copel Telecom

Nota do Senge-PR contra a venda da Copel Telecom e da Compagas

Voltar a Notícias