Em Londrina, nova diretoria assume a gestão do Senge para o próximo triênio

Senge Paraná
10.JUN.2017

A nova diretoria da Regional do Senge em Londrina tomou posse em cerimônia com mais de 220 pessoas nesta sexta-feira (9). No evento, o diretor reeleito para 2017/20, engenheiro eletricista Nilton Camargo Costa, reafirmou o papel da regional nas lutas dos engenheiros e nas causas democráticas da sociedade. Confira as fotos no Facebook do Senge

Nas palavras do diretor, o Senge é um sindicato de vanguarda, na medida em que está sempre a frente nos debates de temas estruturais da sociedade, nunca se furtando em se posicionar a favor dos interesses da sua categoria e da democracia, empunhando a bandeira da valorização dos profissionais de engenharia.

 

Precisamos valorizar a nossa engenharia forte para atuarmos na retomada do crescimento nacional, afirma o diretor reeleito da regional de Londrina, Nilton Camargo
Precisamos valorizar a nossa engenharia forte para atuarmos na retomada do crescimento nacional, afirma o diretor reeleito da regional de Londrina, Nilton Camargo

“Não temos como reestruturar um país continental como o Brasil sem antes ter uma engenharia forte. E temos essa engenharia. O que precisamos é dar atenção, valorizar, atuar na pressão para que os governos retomem os investimentos em políticas públicas. Nós defendemos os engenheiros e não iremos nos furtar. Mas vamos além disso, defendemos a sociedade, nas questões relacionadas a engenharia, do olhar técnico. Prova disso é que aqui em Londrina, atuamos fortemente nos conselhos da cidade, como do trabalho e emprego, no de habitação, no da bacia hidrográfica e em outras tantas frentes mais”, afirma Nilton.

Não apenas pensando nas questões corporativas dos profissionais já formados e nas questões de engenharia na sociedade, mas é também se comprometendo com as novas gerações que o Senge investe na formação de novas lideranças por meio do Senge Jovem, como pontua Nilton. Com isso, junto aos planos desta gestão que se inicia, o diretor reeleito reafirma o apoio ao projeto na região e aos dirigentes dedicados ao sucesso do Senge Jovem.

“O Senge é de vanguarda e é de futuro também. Apostamos na juventude, trazendo as engenheiras e engenheiros do amanhã para dentro do sindicato, para que nos deem novas visões para que a gente possa construir juntos nas ações do presenta o futuro da engenharia e da sociedade mais justa. E isso temos com o desenvolvimento do Senge Jovem, aqui em Londrina tocado com muita garra pelos estudantes que atuam na promoção de eventos, debates e ações como o trote solidário”.

 

Senge Jovem em Londrina é o que tem maior número de associados dentre as regionais, afirma Bittencourt
Senge Jovem em Londrina é o que tem maior número de associados dentre as regionais, afirma Bittencourt

Prestigiando a cerimônia de posse da regional, o diretor presidente do Senge, engenheiro Carlos Roberto Bittencourt, também ressaltou o valoroso trabalho da regional junto aos estudantes, fazendo com que a regional se desponte como a que mais concentra associados junto às universidades.

Em nome do Senge Jovem, a coordenadora regional do programa, Tayná Rafaela da Silva, agradeceu a entidade pelo desenvolvimento do programa no apoio aos estudantes. “Por meio dele nós conseguimos incentivas os futuros engenheiros e nos profissionalizar melhor dentro de um âmbito que a universidade não nos oferece, em assuntos que estão para além das questões técnicas e científicas. E é com esse apoio que podemos batalhar para fazemos uma nação melhor, promovendo ações e eventos como a segunda Semana do Jovem Engenheiro, com o tema A Construção de Uma Nação, que vai reunir aqui em Londrina centenas de estudantes para debater a engenharia e o futuro do país”.

Vamos reunir centenas de estudantes na segunda edição da Semana do Jovem Engenheiro para debater a construção da nação, afirma a coordenadora regional do Senge Jovem, Tayná
Vamos reunir centenas de estudantes na segunda edição da Semana do Jovem Engenheiro para debater a construção da nação, afirma a coordenadora regional do Senge Jovem, Tayná

No tocante a valorização da categoria e na luta pela restruturação da engenharia nos quadros públicos, Bittencourt defendeu a realização de novos concursos em diversas secretarias estudais, que há décadas não faz contratações de novos profissionais.

“O governo do Paraná faz com que os trabalhadores paguem pela crise, congelando salários dos servidores e sem abrir concursos em diversos setores. Vamos continuar mobilizados e vigilantes pela contratação de todos os concursados do Instituto Emater. Muitos chegaram a escolher os locais onde iriam trabalhar, mas não foram chamados. Também é urgente a realização de concurso para o sistema estadual do meio ambiente, setor que não contrata há 30 anos, entre outros órgãos. Aqui em Londrina, é urgente também a realização de concurso para recomposição do quadro do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), um dos mais importantes órgãos de pesquisa, inovação e tecnologia”, defendeu Bittencourt.

 

Diretoria que assume a gestão 2017/20 do Senge em Londrina
Diretoria que assume a gestão 2017/20 do Senge em Londrina

A diretoria que assume a nova gestão na regional de Londrina é composta pelos seguintes profissionais:

Diretor Regional Eng.º Eletric. Nilton Camargo Costa

Diretora Regional Secretária Eng.ª Eletric. Aline Daniele Malanga

Diretor Regional Financeiro Eng.º Civil João Alberto Verçosa Silva

Diretor Regional Eng.º Agr.º Almir Del Padre

Diretor Regional Eng.º Mec. Cândido Natálio Malaguido

Diretor Regional Eng.º Civil Júlio Cotrim

Diretor Regional Eng.º Agr.º Osvaldo de Souza Campos Júnior

Diretor Regional Eng.º Agr.º Paulo Guilherme Ferreira Ribeiro

Diretor Regional Eng.º Eletric. Widney Gonçalves Moreira

Diretor Regional Eng.º Eletric. Wilson Sachetin Marçal

Diretor Regional Eng.º Seg. Trab. Wilson Aparecido da Silva

 

Ter compromisso com a engenharia e com a juventude é também defender as universidades públicas – assim como na posse em Maringá, o presidente do Senge, Carlos Roberto Bittencourt criticou a posição opressiva do governo paranaense em segurar os repasses de recursos para as instituições de ensino superior, como as Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL).

Investir na engenharia é valorizar as nossas universidades públicas. Por isso o Senge manifesta apoio às universidades na luta pela liberação dos recursos, bloqueados pelo governo, e por mais investimentos no setor
Investir na engenharia é valorizar as nossas universidades públicas. Por isso o Senge manifesta apoio às universidades na luta pela liberação dos recursos, bloqueados pelo governo, e por mais investimentos no setor

O engenheiro defendeu em seu discurso a retomada dos pagamentos às universidades. “O Senge Paraná se soma à luta das universidades estaduais pela liberação de recursos e sobretudo por mais investimentos e consequente manutenção da qualidade de ensino”.

Com isso, Bittencourt manifestou ainda solidariedade à reitora da UEL, professora doutora Berenice Jordão, uma das autoridades presentes na mesa de abertura da cerimônia, na luta por mais investimentos nas universidades e por melhores estruturas.

 

Trabalho da universidade é fundamental para formação de profissionais de engenharia com ensino de qualidade, aponta reitora da UEL
Trabalho da universidade é fundamental para formação de profissionais de engenharia com ensino de qualidade, aponta reitora da UEL

Agradecendo a oportunidade de participar do evento de renovação da direção do Senge, a reitora da UEL, Berenice Jordão, desejou profícua à nova gestão. “Que esse trabalho seja coroado por uma aproximação cada vez maior com a nossa universidade, formadora de profissionais. E que isso seja cada vez mais feito com grande qualidade e excelência. E é para isso que trabalhamos todos os dias para que a universidade seja sintonizada com a sociedade, formadora de profissionais atuantes na sociedade e que venham a se agregar ao trabalho deste sindicato no engrandecimento da categoria”

 

Entidades e autoridades representando governo municipal manifestam  apoio à nova gestão
Entidades e autoridades representando governo municipal manifestam apoio à nova gestão

Diretoria é empossada com apoio e manifestações de sucesso – Ainda nas falas dos componentes da mesa de abertura, a nova direção recebeu desejos de uma promissora gestão à frente da regional, na defesa dos profissionais e na participação das questões de engenharia na sociedade. Na composição da mesa, manifestando uma profícua gestão e ressaltando as vitórias da entidade ao longo dos anos na regional, falaram o secretário de obras de Londrina, engenheiro Fernando Tunouti, representando a prefeitura municipal, e conselheiro do Crea e diretor do Senge, Wilson Sachetin Marçal, que na oportunidade representou o presidente do conselho, Joel Krüger.

No evento, além dos representantes da mesa, também prestigiaram a cerimônia de posse o integrante da Diretoria Colegiada do Senge, Claudinei Ribas Pedroso, o diretor da regional de Maringá, Sérgio Inácio Gomes e o ex-presidente do Senge, Luis Carlos Correa Soares.

Uma homenagem a quem faz tudo acontecer também
Uma homenagem a quem faz tudo acontecer também

 Uma justa homenagem – Durante a cerimônia, o diretor Nilton Camargo homenageou a secretária da regional, Márcia Valéria dos Santo, pela atuação diária nas questões administrativas da entidade, no suporte aos engenheiros e aos integrantes e associados do Senge Jovem, organizando eventos, agendas e possibilitando as ações do Senge.

Voltar a Notícias