Em tempos de pandemia, a engenharia precisou se adaptar

Engenheiros da Sanepar enfrentam racionamento de água em meio ao isolamento social

Foto: Sanepar
Comunicação
24.JUN.2020

Por Angela Doubek, Engenheira Civil e especialista em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos e trabalha na Sanepar

O avanço da pandemia e as incertezas que ela provoca no momento atual obrigou diversos setores a mudarem a forma de trabalhar. Assim aconteceu na rotina dos engenheiros e engenheiras da Sanepar. Para mim, a principal mudança foi o uso constante do celular e de plataformas virtuais para reunião.

No início, foi difícil essa adaptação, parecia que nada ia dar certo. As pessoas estavam se atrapalhando com os equipamentos, incompatibilidades operacionais, entre outros fatores. Mas a coisa foi tomando um rumo.

Na Sanepar, os serviços não poderiam parar, os prazos precisavam ser cumpridos, as metas precisam ser atingidas e principalmente a população tem que ser atendida de forma correta.

A empresa disponibilizou para os empregados em Home Office o acesso aos sistemas internos via VPN. Isso não prejudicou o desenvolvimento das atividades. Com um computador e um aceso à internet, foi possível desenvolver as atividades quase que como se estivéssemos na empresa. Claro que houve a necessidade de ter desde uma cadeira adequada para ficar 8 horas trabalhando até adaptações familiares.

Limitações

Porém, situações tiveram que mudar: a facilidade de olhar para seu colega na mesa ao lado e tirar uma dúvida ou discutir um ponto acabou. A dependência do telefone ficou absurda. Ou de outros sistemas de comunicação interna.

Essa comunicação entre os empregados também sofreu algumas alterações. Por conta das famílias todas em casa, filhos sem aula, nem sempre os horários de comunicação ficaram tradicionais. Se tornou comum uma reunião on line ter crianças pulando e brincando em volta. E isso até foi bom, essa realidade familiar.

Acredito que os colegas entre si passaram a ter uma visão diferente entre seus pares. Existe muito mais empatia e compreensão.

Quanto à produção, para algumas pessoas a produção aumentou muito. Outras passaram por mais dificuldades nesta adaptação. Mas nesses mais de três meses, tudo foi se adaptando.

Futuro

Cada um agora sabe seu perfil exato. Num momento futuro, onde provavelmente o Home Office vai ser uma opção natural, já saberemos nossa adaptabilidade a essa situação.

Pelo que observo, converso com colegas, os serviços da Sanepar não sofreram prejuízo, As gerências conseguiram manter seu trabalho em andamento.

No meio dessa pandemia, o Paraná está passando por uma crise hídrica. Não dá pra “não atender” as demandas. Os engenheiros têm que continuar com as obras e projetos. E ainda com mais eficiência por conta da necessidade de água.

PPR da Sanepar será pago em 30 de junho

A Sanepar confirmou que o pagamento do PPR será efetuado no próximo dia 30 de junho. O depósito ocorre a empresa concluir a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022 com todas as 23 entidades sindicais. O valor bruto chega a R$ 11,2 mil. A aprovação dos engenheiros com relação a proposta de ACT ocorreu em 11 de maio. Em assembleia e votações virtuais, 151 profissionais foram favoráveis ao acordo.

Voltar a Notícias