Governo do Paraná é condenado por não implementar progressões no ParanáEducação

Acórdão com decisão favorável foi publicada pela Justiça do Trabalho no dia 29 de março

Decisão do TRT-9 favoreceu pedido do sindicato
Comunicação
01.ABR.2022

O poder judiciário tomou uma importante decisão favorável aos engenheiros do ParanáEducação. Ao analisar ação proposta pelo Senge-PR em 6 de julho de 2020, entendeu que o Governo do Estado deve promover as promoções dos empregados substituídos que preencham os requisitos. A decisão ocorreu após o sindicato recorrer do entendimento ocorrido na Justiça do Trabalho de 1o grau. A sentença foi reformada no Tribunal Regional do Trabalho, em 2o grau, com acórdão publicado no último dia 29 de março. Por enquanto, não há prazo definido para a implementação das promoções e progressões.

::. CONFIRA A DECISÃO

Entidade recorreu de decisão

O sindicato optou por ajuizar a ação após não avançarem as negociações para implementar as promoções. A entidade, com a decisão em segundo grau, garantiu as promoções (art. 9° PCS) e também a progressão em razão dos cursos (1 nível, art. 8°). Para o Senge-PR, “a diferenciação entre institutos da progressão e da promoção  funcionais é flagrante”. 

A vitória só veio após o sindicato recorrer da decisão de primeira instância, como destaca o acórdão. “Ainda que a sentença tenha sido omissa quanto à apreciação das promoções por grau de escolaridade, a segunda instância analisará todos os pontos controvertidos”, esclareceu o colegiado.

Nesta decisão, o relator desembargador, Luiz Alves, acolheu o argumento do sindicato e determinou “o pagamento das diferenças salariais decorrentes da promoção, a garantia aos empregados substituídos o direito à progressão de um nível de carreira, bem como o pagamento das diferenças salariais correspondentes” e ainda condenar  o Governo do Estado a pagar direitos advocatícios.

Desta decisão ainda cabe recurso.

Voltar a Notícias