Março é mês de mobilizações das mulheres

06.MAR.2017

O mês de março será de debates e mobilizações acerca do Dia Internacional das Mulheres em diversos municípios do Paraná. Em Campo Mourão, a regional e o Coletivo de Mulheres do Senge promovem, no dia 24, a conferência Mercado de Trabalho e as Peculiaridades de Gênero, para debater as relações de trabalho sob a perspectiva do gênero dentro do universo da engenharia.

Outras iniciativas concentram-se no dia 8, mobilizadas por movimentos sociais, estudantes e sindicatos. Entre os principais motivadores dos atos estão a violência contra as mulheres e as reformas da previdência e trabalhista. Em Curitiba, a ação principal está marcada para 17 horas, na Praça Santos Andrade, no Centro. As organizadoras planejam uma marcha por avenidas da cidade, além de apresentações culturais na Boca Maldita.

Em Guarapuava, as ações estão marcadas para o dia 8, na Praça 9 de dezembro, a partir das 16 horas, e dia 12, na Praça Cleve, a partir das 9 horas, com a “Pedalada pelo fim da violência contra as mulheres”.

Vitrine

Para a região litorânea do estado, haverá mobilização em Paranaguá, na Praça dos Leões, às 18 horas. Estão previstas oficina de cartazes, batucada, roda de conversa e apresentações artísticas.

Na outra ponta do estado, em Foz do Iguaçu, está marcada uma panfletagem na Ponte da Amizade, no período da manhã, e um ato entre 16 e 19 horas, no Terminal de Transporte Urbano Pedro Antônio de Nadai.

A marcha organizada em Cascavel pretende reunir também outros municípios da região. A previsão é de que ocorra entre 11h30 e 13h30, com concentração na Praça Wilson Joffre, Rua Sete de Setembro. A ação é fruto de articulação ampla entre movimentos e sindicatos.

Em Maringá, a marcha será na Praça Napoleão Moreira Da Silva, das 16 horas às 20h30, com o mote “#MulheresJuntasPorVidaELiberdade!”.

Na região norte, Londrina receberá um ato regional no período da manhã, com concentração no calçadão central, na Avenida Paraná, para panfletagem e diálogo com a população. O mesmo local será ponto de início de uma marcha, às 17 horas. A previsão é de que a caminhada siga até às 20 horas.

Em Ponta Grossa, a concentração para a marcha será na Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na rua Cel. Bitencourt, 689, Centro, às 11 horas. O destino da caminhada será a Praça Barão de Guaraúna.

Autora: Ednubia Ghisi