Senge Jovem debate engenharia e soberania nacional com estudantes em Foz do Iguaçu

04.OUT.2016

topo_site

Estudantes de engenharia de Foz do Iguaçu, Medianeira e demais municípios do oeste paranaense debaterão o papel da profissão e dos profissionais na soberania nacional e desenvolvimento do país na segunda edição da Semana do Jovem Engenheiro. Promovido pela regional do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) em Foz do Iguaçu e pelo Senge Jovem entre os dias 24 e 28 de outubro, o evento é o maior fórum acadêmico de engenharia da região.

Para o diretor da regional do Sindicato, José Quirilos Assis Neto, o evento, que tem como tema central a “Engenharia e Soberania – O Outro Lado da Crise”, propõe um debate sobre o engenheiro e a conjuntura nacional. “Buscaremos durante o evento debater com os engenheiros em formação a dimensão do papel dos profissionais no contexto de crise, como um agente do desenvolvimento social frente aos desafios de retomada do crescimento nacional”, afirma.

Serão cinco dias de debates e oficinas com participação de profissionais de destaque nas diversas áreas da engenharia sobre tecnologia, função da engenharia ante a crise, extensão universitária e muito mais. Confira a programação completa em www.jovemengenheiro.com.

Durante a primeira edição do evento em março de 2015, a regional do Senge reuniu mais de 400 estudantes em palestras sobre inovação tecnológica e mercado de trabalho. Neste ano, a expectativa é de receber mais de 600 estudantes de várias modalidades de engenharia das universidades e faculdades dos municípios da região de Foz do Iguaçu. Devido ao sucesso em 2015, a direção do Senge e Senge Jovem em Londrina promoveu a versão regional do evento em junho passado, com participação de 350 estudantes de engenharia.

A Semana do Jovem Engenheiro integra as atividades do Senge Jovem, que é o programa de relacionamento do sindicato com os futuros Engenheiros, e que vem desenvolvendo ações de qualificação profissional para os estudantes, além de propor projetos de cunho social, como o Engenharia Solidária, em que a entidade, com o auxílio de estudantes e profissionais da área, presta assistência em questões de Engenharia a movimentos sociais e à comunidade.

Com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio do Crea-PR, União Paranaense dos Estudantes (UPE) e UDC, a segunda Semana do Jovem Engenheiro será no Country Clube, na Rua Castelo Branco, 288, Vila Maracanã, nos dias 24, 25, 27 e 28 de outubro, das 19 horas às 22 horas, e no campus central da UDC, na Rua Castelo Branco, 349, Centro, no dia 26 de outubro, das 19 horas às 22 horas.

As inscrições para o seminário custam R$ 30,00, e podem ser feitas até o dia 19 de outubro pelo site do evento, em www.jovemengenheiro.com. Serão fornecidos certificados de participação, em versão digital. As inscrições são limitadas. Comece desde já a fazer parte do Universo Engenharia. Participe. Corra e garanta a sua vaga!

Evento marcará posse da primeira direção regional do Senge Jovem

A primeira diretoria regional paranaense do Senge Jovem tomará posse no dia 30 de outubro, na cerimônia de encerramento da segunda Semana do Jovem Engenheiro. Eleita em assembleia dos estudantes de engenharia em setembro passado, a equipe tem como desafio ampliar a base de atuação da entidade junto aos futuros engenheiros, bem como promover debates sobre o papel dos profissionais na sociedade e capacitações nos 11 municípios de abrangência da Regional de Foz do Iguaçu. A gestão terá duração de um ano. Eleita por unanimidade para mandato de um ano, a diretoria é composta pelos seguintes acadêmicos:

Janaina Flores da Silva – Coordenadora geral

Estudante de engenharia civil pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas/UDC

Nayara de Lima Santos – Secretária

Emily Hermes de Souza – Tesoureira

Estudante de engenharia elétrica pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas/UDC

Alef Cristini de Oliveira Silva – Adjunto

Estudante de engenharia mecânica pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas/UDC

Eduardo de Oliveira Junior – Adjunto

Engenharia civil pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Cesufoz)

Kelvyn Ferreira de Melo – Adjunto

Estudante de engenharia civil pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Cesufoz)

Marcelo Ventura Floriano – Adjunto

Estudante de engenharia elétrica pela Unioeste

Schandikler Consorte – Adjunto

Estudante de engenharia elétrica pela Unioeste

“A posse da direção aqui da regional aponta a consolidação de um projeto que se iniciou antes da primeira edição da Semana do Jovem Engenheiro. E ver esse grande passo é muito gratificante para a gente. Temos convicção de que essa equipe comprometida auxiliará o Senge Jovem em Foz do Iguaçu a aprimorar a formação dos futuros colegas engenheiros e dirigentes sindicais. Somos de uma geração que lutou por democracia, pela valorização do trabalho e da engenharia. E acreditamos que espaço como este possibilitem aos jovens escreverem, com soberania, sua própria história”, defende o diretor da regional do Senge em Foz do Iguaçu, Gilson Garcia.

Participantes do Senge Jovem em Foz do Iguaçu saem na frente e elegem a primeira direção regional

Participar mais fortemente junto com movimento estudantil nas universidades, este é um dos objetivos da diretoria do Senge Jovem para a gestão que se inicia, é o que defende a acadêmica de engenharia civil pela UDC, Janaina Flores, eleita coordenadora da direção.

“Pretendemos investir na ampliação das atividades do Senge Jovem para além das atividades da Semana do Jovem Engenheiro. Queremos também organizar palestras e cursos o ano todo, para os estudantes de engenharia de Foz do Iguaçu e região, e com isso trazer mais jovens para participar desse nosso trabalho e dos debates junto ao movimento estudantil. Temos uma equipe muito dedicada e competente e nossa expectativa é realizar um bom mandato”, afirma Janaina.