Senge Jovem é tema de palestra e apresentação em eventos da UFPR

28.AGO.2015

Nesta quinta-feira (27) o Senge Jovem foi tema de apresentação em dois eventos acadêmicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba. O projeto de atuação do Sindicato dos Engenheiros com os futuros profissionais de engenharia foi um dos assuntos abordados durante a Semana Acadêmica de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR.

Além dos programas do sindicato junto aos estudantes, também foram abordadas na palestra, ministrada pelo coordenador do Senge Jovem, engenheiro civil Cícero Martins Júnior, a inovação tecnológica e o papel social dos engenheiros e engenheiras.

Um dos pontos destacados pelo engenheiro é a importância da conscientização dos profissionais da tecnologia quanto aos impactos das inovações na sociedade. “Toda tecnologia tem uma ideologia, ou seja, ela cumpre um papel que vai além do benefício que a justifica. Em meio a isso, os profissionais de engenharia têm grande responsabilidade sobre os avanços civilizacionais que se tornam possíveis com o avanço tecnológico. Na mesma medida, temos responsabilidade fundamental para com os prejuízos que este avanço possa provocar”.

Presidente do Senge, Carlos Roberto Bittencourt, em reunião do grupo C7. Ações de cunho social são algumas das propostas dos centros acadêmicos de tecnologia.

Centros acadêmicos de tecnologia propõem ações de cunho social com participação de estudantes – ainda nesta quinta-feira (27), o Senge Jovem também foi apresentado aos estudantes de cursos de tecnologia da UFPR em reunião do Conselho de Estudantes do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná – C7. O evento contou com participação do presidente do Senge, Carlos Roberto Bittencourt, do coordenador do Senge Jovem, Cícero Martins Júnior, e do acadêmico de engenharia florestal e dirigente do Senge Jovem, Anderson Mendes Souza.

Na reunião, os integrantes do C7 debateram ações de cunho social desenvolvidos pelo grupo e projetos a serem implantados. Um deles é a Carona Solidária, programa de incentivo ao uso compartilhado de automóveis entre os estudantes da UFPR. Além de facilitar o descolamento dos acadêmicos e promover integração dos estudantes, o programa ainda colabora para a diminuição do fluxo de veículos nos campus. Um outro programa em desenvolvimento é o de visita de estudantes da UFPR às escolas públicas estaduais para levar um pouco do conhecimento sobre as mais variadas modalidades de engenharia.