Segunda etapa da AGO aprova relatório de atividades e financeiro de 2023

Evento teve homenagens a companheiros que nos deixaram recentemente

AGO CD aconteceram no formato híbrido. Foto: Manoel Ramires

Um sindicato forte e resistente foi fundamental para as lutas travadas ao longo do ano de 2023. Este é o balanço da segunda etapa da Assembleia Geral Ordinária que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, com a participação das seis regionais. O evento, no formato híbrido, avaliou as contas do sindicato e as atividades realizadas ao longo do ano passado.

O sábado (13) de discussões ainda deliberou sobre a venda ou permuta de uma sala comercial no Edifício Bradesco, em Curitiba. Também trouxe informações do Conselho Deliberativo e contou com palestras do psicólogo Ocimar  Gilberto Olivetti Filho) sobre “Saúde Emocional do trabalhador em suas fases da vida” e do deputado Federal Tadeu Veneri a respeito do cenário política nacional.

Contas equilibradas

O relatório financeiro demonstrou uma gestão segura e coerente das contas da entidade. Ele já havia sido aprovado na primeira etapa durante AGO em Curitiba e nas regionais. Anteriormente, as contas haviam recebido a chancela do Conselho Fiscal.

“O Conselho Fiscal, pelos membros, após análise e estudo dos resultados constantes no Balanço Patrimonial do exercício de 2023, verificou que não consta nenhuma dúvida” e encaminhou “parecer para que a Assembleia Geral aprove o referido balanço por estar conforme os critérios e normas estatutárias”, corroboram os conselheiros Ricardo Marrafão, Jorge Irineu Demétrio e Erasmo Benvenutti.

Atuação sindical em 2023

Outro destaque é o Relatório de Atividades. Ele traz informações sobre todas as ações que a entidade realizou ao longo de 2023. No campo jurídico, a entidade teve uma  média de 46 engenheiros atendidos por mês no sindicato. Dentro estão os atendimentos do plantão jurídico do escritório (administrativo, previdenciário e trabalhista) e realizados pelo jurídico interno.

“Em 2023, mantivemos o formato de atendimentos presenciais e remotos (ligação telefônica ou videochamada)”. Atendimentos e ações que reverteram em ganhos para a classe.

“O valor total revertido aos engenheiros foi de R$ 59, 1 milhões. Os valores foram pagos a 271 engenheiros. Uma redução na quantidade de engenheiros que receberam valores de ação, se comparado a 2022, porém um aumento de 2,5% nos valores revertidos aos profissionais”, sinaliza o jurídico.

O Senge-PR esteve muito atuante ao longo do ano. Destaques para o fortalecimento do Coletivo de Mulheres com atividades ao longo do ano como Outubro Rosa, da retomada do Senge Jovem e da criação do Comitê Diversidade.

Na pauta organizacional e atuação sindical, foram realizados:

• 20 Reuniões Diretoria Colegiada;
  • 08 Reuniões Executiva;
  • 04 Reuniões Conselheiros CREA-PR; (registradas no livro) realizadas 10
  • 02 Assembleias Geral Ordinária;
  • 03 Conselhos Deliberativo (ver)
  • 01 Conselhos Deliberativo Extraordinário

::. Confira o Relatório de Atividades 2023

Um minuto de silêncio

O dia também rendeu homenagens aos próximos que faleceram recentemente ou estão hospitalizados.  Caso do diretor de Cascavel Harry Fockink, que partiu recentemente. Além dele, o minuto de silêncio foi estendido a Eduardo Piazera, do Senge-SC, e ao dirigente Assis Paulo Sepp, aos 70 anos, que faleceu no dia 27 de março, em Foz do Iguaçu (PR).

Eleição suplementares

Durante o Conselho Deliberativo foi aprovado a realização de Eleições Suplementares. O edital será publicado no dia 16 de abril.

Palestras

Duas palestras foram realizadas durante o encontro. A primeira tratou de “Saúde Emocional do trabalhador em suas fases da vida” (Psicólogo: Ocimar  Gilberto Olivetti Filho). A segunda tratou de “Conjuntura Sindical e Política”, com o deputado Tadeu Veneri. Ambas palestras serão alvo de textos posteriores.