Senge-PR convoca funcionários da Sanepar para deliberar sobre nova proposta da empresa

Assembleia acontece nesta quinta-feira (21), às 11h00, pela plataforma Zoom

18.MAR.2024

O Sindicato está convocando os profissionais de engenharia da Sanepar, filiados ou não, a participarem de assembleia da categoria para deliberar sobre a nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho. A empresa sugere vigência de dois anos para o ACT e enviou a minuta no último dia 15 de março. Já a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) ocorre no dia 21 de março, quinta-feira, a partir das 11h00, de forma virtual.

A nova proposta define um ACT com vigência de 2 anos, “o que garante ao empregado a reposição integral pelo INPC em março de 2025 e ainda o pagamento do Abono também para dezembro de 2025”.

De acordo com a minuta, “nesta nova proposta, a Sanepar oportuniza ganho real de 2 STEPS (2,01%) para a faixa salarial até R$ 3.778,07 e de 1 STEP (1%) para faixa salarial de R$ 3.778,08 até R$ 5.211,85. E Ajuda de Custo passando de R$ 188,43 para R$ 195,70”.

Caso seja aprovada, a proposta não traria nenhum ganho real para os profissionais da engenharia, cujo salário base é R$ 7,2 mil, conforme Lei Federal. No último dia 27 de fevereiro, o Senge-PR se reuniu com a Comissão de Negociação da Sanepar. Neste encontro, o pedido está acima do proposto pela empresa.

Pedido da base é superior

Ao apresentar a proposta de reajuste com ganho real, totalizando 6,97%, foi considerado que a Sanepar tem reduzido os gastos com pessoal e também aumentado exponencialmente seu lucro. Em 2010, por exemplo, a folha de pagamento representou 30% das despesas. Já em 2022, a folha de pagamento caiu para 22%. “Isso significa aumento da receita e enxugamento do quadro de funcionários”.

O pedido para as cláusulas financeiras leva em consideração a inflação baixa e o ganho real das categorias. A expectativa é de fechar a inflação da data-base em torno de 3%. “O governo aumentou o salário mínimo Regional, dando ganho real, mas não vai remunerar os trabalhadores dele nessa negociação? O percentual leva em consideração esse ganho da classe trabalhadora”, considera Sandro, do DIEESE.

Programe-se

EDITAL DE CONVOCAÇÃO | ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Diretor-Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná – Senge-PR, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca os trabalhadores da Sanepar, representados por esta entidade, associados ou não, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária da categoria, a ser realizada no dia 21 de março de 2024, virtualmente, através do canal do Senge-PR no YouTube, às 11h, com votação online através do site do Crea-PR para filiados e por e-mail, com a finalidade de apreciar a seguinte ordem do dia:

1. Apresentar e votar a proposta do Sanepar para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 24/26

2. Outros assuntos pertinentes aos trabalhadores.

Curitiba, 18 de março de 2024.

Leandro José Grassmann

Diretor-Presidente do Senge-PR